Prefeitura de Pelotas amplia o horário de atendimento do comércio

Prefeita Paula Mascarenhas (Foto: Arquivo/Rodrigo Chagas/Prefeitura de Pelotas)

Na última sexta-feira a região de Pelotas foi classificada pelo Mapa Provisório de Distanciamento Controlado do Estado como em bandeira preta, o que significa risco altíssimo para o contágio pelo Covid-19 e implica em maiores restrições às atividades econômicas. Porém, a prefeita Paula Mascarenhas recorreu à decisão e pleiteou recurso para que a região permanecesse em bandeira vermelha. Não obteve êxito com o feito.

No entanto, o governador do Estado, Eduardo Leite, permitiu, por meio de novo decreto, a retomada do sistema de cogestão, no qual fica permitido que as regiões adotem protocolos próprios no enfrentamento à pandemia. Essa medida estava suspensa no intuito de frear o avanço de coronavírus.

Nesse contexto, a região de Pelotas adotou o sistema e aplicou os protocolos de bandeira vermelha, permitindo assim que na terça-feira (14) as atividades econômicas de Pelotas, impedidas de funcionar desde as 19h da quinta-feira (10) até às 6h de terça-feira (15), retornassem.

Diante disso, a prefeitura de Pelotas elaborou um novo decreto onde amplia o horário de funcionamento das atividades não essenciais no município, na expectativa que essa medida diminua a aglomeração de pessoas nas ruas em um mesmo horário. Assim, ficam permitidas as atividades comerciais das 6h até 23h, com acesso do público até 22h, de terça-feira (15) até sábado (19). Sendo que no domingo (20) todas as atividades permanecerão suspensas, incluindo a atuação dos supermercados. Ficando permitido apenas o trabalho de indústrias da alimentação e serviço de restaurantes mediante tele-entrega ou take-away. Já na segunda-feira (21) fica permitido o retorno de todas as atividades mediante tele-entrega.

Em relação ao trabalho de academias,  desde que cumpridos os protocolos de segurança, já as academias e piscinas de condomínios só poderão ser acessadas mediante agendamento prévio. As aulas de esportes só poderão acontecer entre um professor e um aluno. Enquanto isso, os espaços públicos e a orla da praia do Laranjal permanecem fechados para acesso ao público.

Durante a transmissão ao vivo, que ocorreu hoje (15) nas redes sociais, a prefeita Paula divulgou as regras do novo decreto e pediu a compreensão de todos nesse momento, para que as festas de final de ano possam transcorrer com mais tranquilidade futuramente.

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome