Prefeitura de Pelotas amplia atendimento nos espaços de acolhimento a desabrigados

O que a prefeitura oferece a comunidade carente (Foto: Marcel Avila)

A partir dessa sexta-feira (5) e enquanto perdurar o frio extremo, a Prefeitura vai ampliar o acolhimento de moradores de rua e desabrigados da cidade com a abertura do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) para o recebimento destas pessoas.

Com isso, das atuais 40 vagas existentes – 30 na Casa de Passagem e 10 no Albergue Municipal -, o Município disponibilizará 70, número considerado suficiente para atender a população de rua de Pelotas.

A Prefeitura destaca, ainda, que precisa com urgência da doação de colchões e cobertores para que o serviço de assistência do município possa dar uma boa acolhida aos moradores. As doações podem ser entregues na rua Três de Maio, 1074.

“Estamos passando por um dos invernos mais rigorosos e precisamos do esforço de todos. Estamos abrindo essas vagas novas, mas contamos com a solidariedade do povo pelotense para que faça as doações necessárias a essas pessoas que tanto precisam”, afirma a prefeita Paula Mascarenhas.

Além da ampliação das vagas, um sopão realizado em parceria com a Mitra Diocesana deve ajudar a esquentar a noite dos usuários, já que a previsão para esta noite indica temperatura mínima próxima de zero grau, com possibilidade de sensação térmica negativa. De sexta para sábado e de sábado para domingo o atendimento está garantido. Após, o Poder Público vai avaliar a necessidade de manutenção de toda a estrutura, já que a previsão indica o aumento gradual das temperaturas.

“Muitos não querem sair da rua, mas vamos fazer um trabalho forte junto à Saúde, numa tentativa de retirar o máximo de pessoas do relento”, diz o secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Longaray.

Segundo ele, diariamente equipes da SAS realizam rondas noturnas pela cidade, convidando os desabrigados a irem até a Casa de Passagem. Nesta sexta (5), o roteiro será realizado em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS), já que muitos moradores de rua são usuários de drogas e álcool, e precisam de um encaminhamento de saúde.

Previsão para os próximos dias*

Sábado
Mínima: 2ºC

Máxima: 12ºC

Há possibilidade de geada

Domingo
Mínima: 2ºC

Máxima: 13ºC

Segunda
Mínima: 4ºC

Máxima: 17ºC

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome