
Um momento de representar seu estado, a sigla LGBTQ+ e a comunidade negra em um concurso nacional. Este tem sido a atual fase de Kamilla Duarte, de 30 anos, a primeira miss do Rio Grande do Sul a participar do Miss Gay Brasil 2019.
Desde os 15 anos, a miss participa de concursos e acumula cerca de 400 títulos. Também foi rainha de blocos carnavalescos pelotenses – como o Bruxa da Várzea – e da corte do Carnaval.
Em sua rotina, divide o tempo pelos seus amores aos concursos e passarelas e ensinar: desmontada, Kamilla se transforma em Michael Farias Duarte, professor de Educação Física, bailarino e técnico em Enfermagem. Atualmente, ele trabalha em academias da cidade e em sete núcleos do projeto Vida Ativa. Inclusive, recebe grande torcida de suas alunas do projeto. “Elas são muito presentes, estão acompanhando cada passo comigo”, comenta.
Ações estão promovidas, como a campanha online para arrecadar recursos para a passagem de avião de Kamilla, dos maquiadores e cabeleireiro (vaka.me/635122). Além disso, patrocinam a miss o maquiador Leon Gothe, a estilista Roberta Lima – responsável pelo vestido de gala -, Lavanderia Skip, assessores Jéssica Rodrigues e Diego Santos, e o estilista de Jaguarão, Vilson Medeiros – responsável pelo traje típico -, dentre outros.
Sobre sua participação no Miss Gay Brasil, a transformista espera que seja o início para que outras pessoas do estado também participem. “Acho muito importante participar, levar o teu estado, o teu RS para fora, além de dar visibilidade para outras pessoas participarem do concurso”, diz.
Para isso, a miss afirma que as pessoas que almejam participar do concurso devem correr atrás desse sonho. Também, o fato do concurso estadual ser em Jaguarão é considerado como positivo para que a região participe mais. “Tem que ir à luta, investir muito e se programar. É uma rotina bem puxada, mas é algo que eu esperava e já vivenciava. Está sendo maravilhosa a experiência”.
Sobre o Miss Gay Brasil 2019
O concurso nacional acontece em Juiz de Fora (MG) para eleger a mais bela transformista do país. Participam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Neste ano, o evento será realizado no dia 17 de agosto e dentre as atrações está a cantora Pabllo Vittar.
O público poderá votar até o dia 15 de agosto pelo site (www.zinecultural.com/miss-juri-popular). A candidata que somar a maior quantidade de votos ganha um ponto a ser somado na votação do júri oficial no dia do concurso e o troféu Miss Brasil Gay Oficial Júri Popular.