Como celebração ao dia 21 de março, data em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, a Associação de Pais de Pessoas com Síndrome de Down de Pelotas (APADPEL) realizará entre sexta-feira (21) e o próximo sábado (29), a Semana de Conscientização e Orientação Sobre a Síndrome de Down.
A programação inclui palestras, rodas de conversa, eventos esportivos e atividades culturais, com o objetivo de ampliar o debate sobre inclusão, educação e qualidade de vida para pessoas com Down. O cronograma inicia com uma audiência pública na Câmara de Vereadores, proposta pela vereadora Fernanda Miranda (PSOL), na sexta-feira, às 9h.
Os destaques da agenda incluem a Caminhada Down, que acontecerá neste sábado (22), no Largo do Mercado Central, e o Amistoso de Futsal Down e Deficiência Intelectual, no dia 29, reforçando a importância do esporte na inclusão social. Além disso, especialistas como a psicóloga Patrícia Vianna e o médico geneticista e clínico geral Gilberto Garcias conduzirão encontros sobre apoio às famílias e desenvolvimento infantil.
As atividades serão gratuitas e abertas ao público, com mais informações podendo ser obtidas na sede da APADPEL.
Programação
Dia 21/3, às 9h
Audiência pública na Câmara de Vereadores de Pelotas.
Dia 22/3, às 8h30
Caminhada Down no Largo do Mercado Central.
Dia 22/3, às 18h
Balada Down na sede da APADPEL, entrada pela rua Gervásio Alves Pereira.
Dia 24/3, às 19h
Redes de Apoio das Mães com a psicóloga Patrícia Vianna na sede da APADPEL, entrada pela rua Gervásio Alves Pereira.
Dia 25/3, às 19h
O desenvolvimento da criança com Síndrome de Down com Dr. Gilberto Garcias na sede da APADPEL, entrada pela rua Gervásio Alves Pereira.
Dia 26/3, às 19h
A importância do trabalho em rede na educação com prof. Dra. Gilsineira Rangel na sede da APADPEL, entrada pela rua Gervásio Alves Pereira.
Dia 27/3, às 19h
Os desafios e possibilidades no Processo de Ensino e Aprendizagem com a psicopedagoga Carla Belém na sede da APADPEL, entrada pela rua Gervásio Alves Pereira.
Dia 29/3, às 10h
Amistoso de Futsal Down e DI “Fortalecendo o Esporte e a Inclusão” no Ginásio do Paulista, na rua José Pinto Martins, nº 846, Centro.




