Pelotas: Seminário celebra resultados das Operações Integradas

Prefeita Paula Mascarenhas participa do Seminário de Boas Práticas nas Operações Integradas. (Foto: Gustavo Vara)
A metodologia de atuação, os resultados que impactam na redução da violência e o reconhecimento dos profissionais da linha de frente das forças de segurança que atuam em Pelotas, foram evidenciados no primeiro Seminário de Boas Práticas nas Operações Integradas, realizado pela Prefeitura, na manhã desta terça-feira (23). O encontro, organizado e conduzido pelo Observatório de Segurança Pública e pela coordenação executiva do Pacto Pelotas pela Paz, contou com a abertura da prefeita Paula Mascarenhas, no Theatro Guarany.
“Tenho falado muito do Pacto Pelotas pela Paz Brasil afora, nós somos, hoje, referência brasileira em segurança pública. Isso foi conquistado ao longo de quatro anos e meio e com o trabalho, não de um governo, mas sim de inúmeras instituições e servidores públicos. Vocês que estão nas ruas, próximos dos cidadãos, que estão lidando com a realidade do dia a dia, vocês são os grandes construtores dessa política pública que já chama a atenção internacional de universidades, por isso fizemos esse seminário, para agradecer e reconhecer o trabalho de cada um de vocês”, enalteceu Paula.
A prefeita também salientou dois princípios essenciais que norteiam a atual visão de segurança pública de Pelotas, que permitiram alcançar os resultados positivos no combate à violência. “Aqui nós trabalhamos com ciência e política pública baseada em evidência científica. O segundo pilar fundamental é a integração: Quando nos juntamos, reunimos nossas experiências, nossos perfis, as nossas capacidades, os nossos conhecimentos , os nossos saberes, nós ficamos muito mais fortes e preparados para enfrentar com sucesso e conquistas, não eventuais, mas permanentes, como o obtido ao longo desses quatros anos. E o nosso maior desafio é manter essa política pública efetiva e esses resultados”, reiterou Paula.
Mais de 1,1 mil operações desde 2017
As Operações Integradas, iniciadas em julho de 2017, constituem ações estratégicas do eixo Policiamento e Justiça do Pacto Pelotas pela Paz. Até outubro desde ano, foram executadas 1.134 operações da força tarefa composta pelas instituições de segurança pública e de fiscalização administrativa, como Guarda Municipal, Brigada Militar, Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Civil, agentes de Trânsito, fiscais da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e da Vigilância Sanitária (Visa). As blitze e abordagens buscam aumentar as ações de segurança, reduzir a perturbação do sossego alheio, além de identificar estabelecimentos comerciais irregulares. Durante a pandemia, as Operações buscam o cumprimento das medidas e decretos de prevenção e resultam, ainda, em apreensão de armas ilegais, coíbem o porte de drogas e o consumo de álcool ao volante, bem como encontram foragidos da justiça. Semanalmente são realizadas reuniões para avaliação de indicadores criminais e planejamento integrado das ações a serem executadas, a partir de estudos desenvolvidos pelo Observatório de Segurança Pública.
O Observatório
Com início das atividades em 2017, o Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social de Pelotas realiza a gestão e divulgação dos indicadores criminais em escala municipal, produzindo relatórios rotineiros. Realiza o apoio estratégico às ações das forças de segurança local. Está vinculado ao gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e funciona como ferramenta estratégica na produção do conhecimento baseado em evidências científicas, assegurando o subsídio à tomada de decisão e propagação da informação exitosa no que se refere aos esforços conjuntos dos agentes de segurança, assim como provê informações e monitora os projetos sociais implantados no município que fazem parte do Comitê Integrado de Prevenção (CIP).
Presenças no evento
O evento contou com a apresentação de um vídeo do consultor do Pacto Pelotas pela Paz e diretor executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopitke, além das seguintes presenças: o vice-prefeito Idemar Barz; o diretor do Foro da Comarca de Pelotas, juiz Marcelo Malízia Cabral; a assessora especial de Governo e coordenador executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore; os secretários de Segurança Pública, José Apodi Dourado,  de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alan; e de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig; a coordenadora do Observatório de Segurança Pública, Cíntia Aires; o comandante da Guarda Municipal, Igor Bretanha; a diretora da secretaria de Segurança, Aliceia Ceciliano; o comandante do 4º Batalhão de Brigada Militar (4º BPM), major Paulo Renato Scherdien; o comandante da 2ª Companhia Especial de Bombeiros, Daniel Pierobom; o coordenador regional da Defesa Civil, Márcio André Facin; o delegado da 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Márcio Steffens; o coordenador geral dos Agentes de Trânsito, Luiz Fernando Passos; e o  chefe da Vigilância Sanitária, Sidnei Louro.
Resultados
Crimes – 2017 / 2021
Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI)     (- 76,3%)
Roubo a Pedestre  (- 71%)
Roubo a Estab. Comercial e Financeiro    (-62%)
Roubo a Transporte Público   (-86%)
Roubo de Veículos    (-74%)
Furto de Veículos   (- 63%)
Roubo a Residência   (- 76%)
Furto a Residência   (-72%)
Crimes – 2020 / 2021
Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI)   (-20,7%)
Roubo a Pedestre    (-13%)
Roubo a Estab. Comercial e Financeiro (-15%)
Roubo a Transporte Público     (-15%)
Roubo de Veículos      (-26%)
Furto de Veículos     (-9%)
Roubo a Residência     (-39%)
Furto a Residência   (-38%)
Autuações (jan-out de 2021)
Vigilância Sanitária 
418 Atividades entre: notificações, autuações, e ações para dissolução de aglomerações de pessoas.
Mobilidade Urbana (SGCMU):  56 interdições
Bombeiros: 114 Vistorias extraordinárias; 52 notificações de infração; 24 autos de infrações; e 4 Interdições.
Autuações (17/10/2019  a  out de 2021)
Guarda Municipal: 4.725 autos de infração (60% – Pessoa que participa de aglomeração sem utilização de máscara)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome