
O município foi confirmado, na terça-feira (5), pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (Sbau), como a sede do 15° Fórum Gaúcho de Arborização Urbana (FGA). Ainda sem data oficial, o evento está planejado para ocorrer em 2024 e a ideia da Prefeitura é alinhá-lo com a 30ª edição da Fenadoce, exaltando os atrativos turísticos, gastronômicos e culturais de Pelotas.
A escolha foi feita pela comissão do FGA e Pelotas concorreu com São Francisco de Paula para sediar o evento. Segundo o secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, é uma ótima oportunidade para a disseminação de informação a respeito da arborização urbana.
“O evento será importante para receber técnicos, consultores, arboristas e academia para debater sobre o tema da arborização urbana. Iremos apresentar a cidade e os nossos projetos e indicadores, como o Programa Ciclo Verde e, com toda a certeza, será uma iniciativa fundamental para tornar a arborização urbana uma política pública essencial para o desenvolvimento de Pelotas. Estamos muito contentes com o anúncio de sede do fórum”, afirmou.
Além da ampliação sobre o debate da arborização urbana e boas práticas relacionadas ao tema, o evento estimulará o turismo e a geração de renda para Pelotas, mobilizando os principais municípios da zona sul do Estado a respeito da importância do desenvolvimento sustentável na construção de melhor qualidade de vida à população em áreas urbanas especialmente.
Sobre o Fórum Gaúcho de Arborização Urbana
O Fórum Gaúcho de Arborização Urbana (FGA) é um evento que reúne os municípios do Rio Grande do Sul, a fim de identificar e promover o desenvolvimento da arborização de forma regionalizada e compartilhada entre as administrações municipais, entidades e parceiros do fórum. A organização não tem fins lucrativos e é realizada, anualmente, em diferentes cidades do Estado, preferencialmente de forma alternada na região metropolitana e interior.