As equipes do Departamento de Drenagem Urbana (Dedu) do Sanep atuam de forma ininterrupta na manutenção das sete casas de bombas do município. Durante a madrugada e a manhã desta quarta-feira (7) foi possível observar os resultados do trabalho de drenagem em importantes canais de escoamento e vias de Pelotas, após os 85 milímetros de chuva registrados pela autarquia. As intervenções de limpeza e desobstrução permanecem para assegurar o pleno funcionamento das estruturas.
O volume expressivo de chuva gerou acúmulos pontuais na cidade. A operação do sistema de drenagem acelerou o processo de escoamento das águas para o canal São Gonçalo ao longo da última madrugada. Ruas dos bairros Cruzeiro e Doquinhas, as avenidas Bento Gonçalves e Saldanha Marinho e a região da casa de bombas do Laranjal registraram agilidade na vazão, de acordo com o chefe do Dedu, Aldemir Silveira. “São locais importantes que monitoramos ininterruptamente para atestar a eficiência do sistema de drenagem do município. Considerando a grande quantidade de chuva em um curto espaço de tempo, a agilidade na resposta das estruturas pluviais foi fundamental para inibir alagamentos”, avaliou.
O destaque negativo da limpeza das casas de bombas consistiu na quantidade elevada de resíduos, descartados incorretamente, conduzidos às estruturas pelos canais de macrodrenagem. As equipes removeram diversas cargas de materiais que obstruem e dificultam a operação dos equipamentos pluviais.
Casas de bombas a pleno
Todas as estruturas responsáveis pelo escoamento das águas no município estão em pleno funcionamento: Anglo, Castilho, Doquinhas, Faroupilha, Leste, Olvebra e Pontal da Barra.