Pelotas: Salão Universitário UCPel inicia nesta segunda-feira (26)

O evento que acontece no Campus I da UCPel e marca uma semana de minicursos, mesas redondas, palestras e apresentações de trabalhos. (Foto: Carlos Queiróz)

O Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) começa nesta segunda-feira (26) e vai até o dia 30 de agosto no Campus I da universidade. A abertura terá apresentação da banda do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ), palestra com o Dr. em Epidemiologia pela UFPel, Fernando C. Wehrmeist, intitulada Não deixe ninguém para trás – expandindo as fronteiras da agenda 2030 na avaliação de desigualdades em saúde. Às 18h, haverá bate-papo com o fotógrafo Paulo Rossi. Será uma semana de minicursos, mesas redondas, palestras, exposições e apresentações de trabalhos.

Na terça-feira (27), o UCPel Cultural abre as amostras dos alunos com o “Qual é sua arte?”, que seguirá até quinta-feira (29) durante a tarde. Já a exposição de fotos do livro do jornalista e repórter fotográfico, Paulo Rossi, “Retratista de Satolep: Um Olhar de Paulo Rossi” permanece durante todos os dias do evento. As atividades acontecem no saguão da universidade durante todo o dia.

O primeiro minicurso do evento acontece também na terça (27), na sala 407C, a partir das 14h, com a doutora em Saúde e Comportamento, Letícia de Menezes. A proposta é discutir e orientar os registros da trajetória acadêmica através da plataforma de bases de dados de currículos, a Plataforma Lattes.

A assistente administrativa do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Juliana Vieira, segue com a programação do evento, às 15h, no Espaço Mundo, onde coordena o momento “UCPel pelo Mundo”, convidando intercambistas para conversar sobre suas experiências. No encerramento do segundo dia, na sala 407C, às 18h, a doutora em física teórica, Bibi Bailas, realiza um bate-papo sobre as vivências acadêmicas que a levaram a ser uma influenciadora científica. As vagas são limitadas.

Na quarta-feira (28), no início da tarde, às 14h, na sala 407C, acontece o minicurso com a professora Carla Ávila, “Ó Mundo Tão Desigual”, pelas lentes da interseccionalidade, pretendendo discutir a teoria crítica a partir de pensamentos de intelectuais negras brasileiras e norte-americanas sobre experiências nos desafios sociais e raciais vindo da organização socioeconômica da sociedade, problematizando as desigualdades em diferentes categorias. A partir das 16h30, o coordenador de Educação Continuada e Extensão, Daniel Schuch, espera os alunos no Espaço Mundo para um bate papo sobre sua jornada extensionista na universidade, encerrando o terceiro dia do salão.

A programação para quinta-feira (29), contará com mais um minicurso, com a professora da UCPel, Mónica de la Fare, às 14h, na sala 407C. O tema é Educação e Desigualdades Sociais e objetiva entender suas problemática comparando o período escolar e universitário, apresentando conceitos de teoria social, tensionando ideias comuns que vinculam o sucesso escolar à meritocracia.

No mesmo dia, o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) promoverá um café com os estudantes, às 15h30 no Espaço Mundo, com a mediadora educacional Ane Dias e a psicóloga Joice Brites, com objetivo de trocar experiências entre os alunos e entender suas demandas.

O dia finaliza com o minicurso ministrado pelo professor Giancarlo Lucca, às 19h, na sala 407C, a fim de oferecer uma introdução a tecnologia do Chat GPT, desde os fundamentos teóricos que permeiam a ferramenta até a apresentação de suas potencialidades, aprendendo formas eficazes de como utilizá-lo de diversas maneiras, como no atendimento ao cliente, no suporte técnico e na criação de conteúdo.

Na sexta-feira (30) e último dia do Salão Universitário, às 10h, na sala 407C, ocorre a mesa redonda que discutirá os desafios e perspectivas na saúde materno-infantil e os impactos dos determinantes sociais no desenvolvimento global, na saúde bucal e na saúde mental ao longo do ciclo vital. Integram às mesas as professoras da UCPel, Iná dos Santos, Luciana Quevedo, Luísa de Oliveira e Sarah Karam.

A palestra de encerramento, acontece pela tarde, às 15h30, na sala 410C, discutindo Ensino, pesquisa e extensão no enfrentamento das desigualdades, apresentado pela professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Jane Cruz Prates. Às 16h30, acontece a premiação dos trabalhos e os participantes são convidados a prestigiar no saguão da UCPel.

A partir das 19h, os participantes que apresentarem o crachá no bar Johnnie Jack (R. Santos Dumont, 590) poderão participar da festa de encerramento e, apresentando o crachá do Salão Universitário, garante desconto de 50% e um brinde surpresa.

O Salão Universitário estará recolhendo durante todas as festividades, doação de 1kg de alimento no saguão do Campus I.

Apresentação de trabalhos:

Salas: 309C, 315C, 317C, 319C, 321C, 323C, 325C e 331C

Horário: 8h às 10h, das 10h às 12h, das 14h às 16h, das 16h às 18h e das 19h às 21h

Apresentação de pôsteres:

Sala 249C

Das 8h às 21h (5 sessões por dia e 6 alunos por sessão).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome