Pelotas: Prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) é homenageada pelo projeto Orumalé Sagrado

Gestora deixa como legado a criação do Conselho dos Povos de Terreiro, justifica coordenador, o babalorixá Juliano de Oxum (Foto: Ana Maria Fernandes)

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), foi uma das homenageadas pelo projeto Orumalé Sagrado Pelotas, na tarde de sábado (7), na esquina do axé, como é conhecido o cruzamento do Largo do Mercado com a praça 7 de Julho, centro de Pelotas. A gestora foi uma das 14 lideranças do município lembradas para receber a distinção – 12 delas mulheres. O coordenador do projeto, babalorixá Juliano de Oxum, justificou a escolha pelo papel de Paula na criação do Conselho dos Povos de Terreiro.

“Tenho orgulho de ser prefeita de uma cidade que tem Oxum como padroeira, não teria uma dupla melhor para proteger Pelotas que São Francisco de Paula e Oxum”, disse Paula aos presentes na cerimônia. Pelotas é a primeira cidade do Brasil a ter uma padroeira de religião de matriz africana, Oxum, uma mulher negra, e a celebrar o dia de Bará, em 13 de junho.

O projeto Orumalé Sagrado une ações sociais, com distribuição de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social, ambientais, alertando para oferendas que podem provocar poluição ambiental, e religiosas, com esclarecimentos sobre o sentido de cada simbolismo religioso em ações no Mercado Central, que ocorrem há 13 anos. Interessados em doar gêneros alimentícios para posterior distribuição podem entrar em contato pelo WhatsApp (53) 99145-0847.

A secretária de Assistência Social, Raquel Nebel, uma das homenageadas na cerimônia, também esteve presente.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome