Pelotas: Nível da Lagoa dos Patos e do canal São Gonçalo baixaram o suficiente para o escoamento, mas o vento não está mais favorável

Escoamento da água no bairro Laranjal começa neste sábado (25). (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Pelotas)

Na live deste sábado, a prefeita Paula Mascarenhas informou que, durante a noite, o canal São Gonçalo e a Lagoa dos Patos tiveram uma baixa no nível da água. Isso permitiu que as casas de bombas conseguissem aliviar as inundações causadas pelas chuvas no município. No entanto, durante a manhã, houve aumentos graduais. A prefeita de Pelotas também alertou que o vento está diminuindo, o que causa elevação das águas. O Arroio Pelotas, que segue com a maior cota de elevação, pode ter maior dificuldade de escoamento. Por isso, existe a possibilidade de haver alagamentos na avenida Ferreira Viana, no bairro Areal Fundos, no Recanto Portugal, na zona das Charqueadas e na Marina.

“O vento está mudando! Ele diminuiu de intensidade, as águas estão voltando, e ele está indo de sudoeste para sul. Até segunda-feira, talvez chegue à direção leste, o que é ruim para nós”, explicou a prefeita de Pelotas. O alerta de emergência segue para o município e o mapa com as áreas de risco permanece sem alterações.

Quanto ao bairro Laranjal, a prefeita Paula informou que já estão trabalhando no escoamento da água, uma vez que o nível baixou o suficiente. Nesta manhã, o Sanep já começou as vistorias no dique, que já está segurando, e nos dois pontos que necessitam recomposição, a água está indo para o lado da lagoa naturalmente. Ela também acrescentou que é preciso fazer dois ou três recortes no canteiro central da avenida para um melhor escoamento e ressaltou que, no futuro, isso será consertado. Até o fim do dia de hoje (25), sete bombas estarão funcionando no Laranjal.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome