Pelotas: Níveis da Lagoa dos Patos e do Canal São Gonçalo apresentam elevação

O governo municipal disponibiliza de três abrigos para receber as famílias e animais de estimação que precisaram deixar suas casas nas áreas de risco. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Pelotas)

A Lagoa dos Patos apresentou elevação na régua do Trapiche do Laranjal, no Balneário Valverde, na manhã desta terça-feira (7), de acordo com a Defesa Civil Municipal. O nível das águas atingiu 2,10 metros – 10 centímetros a mais desde a última medição, realizada às 20h de segunda-feira (6).

Já a leitura no Canal São Gonçalo chegou aos 2,34 metros – 14 centímetros a mais desde a medição da noite de ontem. O balanço é realizado com base em informações oficiais da Defesa Civil e dos demais órgãos que compõem a rede de operações e apoio.

Em live realizada na manhã de hoje, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) destacou que há chance de mudança na direção dos ventos a partir de quarta-feira (8) por conta de um ciclone extratropical que atuará em alto mar e deverá segurar a água da lagoa e do canal, além da previsão de mais a chuva na região. Tais fatores colaboram para a elevação dos níveis das águas. A gestora assinalou ainda que a enchente na cidade pode chegar a 40 centímetros acima da cota da cheia histórica de 1941 – que foi de 2,90 metros na Praça da Alfândega.

Paula pediu que outras áreas da cidade, anteriormente fora da zona de risco, sejam evacuadas por precaução. São elas: Z3, Laranjal, Pontal da Barra, Parque Una, Fátima e toda a costa do arroio Pelotas. Outros pontos da cidade, como Colina do Sol e Vila Farroupilha, podem ainda ser afetados, mas não há recomendação para que as pessoas deixem suas casas neste momento.

A Prefeitura alerta que moradores da Colônia Z3, Doquinhas, Pontal da Barra, Rua Nova Prata, no Valverde, e habitações próximas à ponte sobre o Canal São Gonçalo, em direção a Rio Grande, estão em risco e precisam deixar suas residências imediatamente.

O governo municipal disponibiliza de três abrigos para receber as famílias e animais de estimação que precisaram deixar suas casas nas áreas de risco: o salão da Paróquia João Paulo II, na Z3; a Escola Edmar Fetter, no Laranjal; e a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no centro. Atualmente, são 321 pessoas abrigadas.

Os donativos aos atingidos pela enchente podem ser entregues na sede da Secretaria de Assistência Social, na rua Marechal Deodoro, nº 404, das 8h às 17h. Já as doações de ração aos animais abrigados podem ser feitas nos pontos de coleta: Lidersul: avenida Bento Gonçalves, n° 3.406, centro; Petland Dom Joaquim: rua Dom Joaquim, nº 1.041, centro; Point dos Bichos: rua Almirante Barroso, 2.527, centro; Veterinária Minten: avenida Domingos de Almeida, n° 1.726, bairro Areal, avenida Duque de Caxias, n° 580, bairro Fragata; e na Silveira Auto Peças: avenida Fernando Osório, n° 3.133, bairro Três Vendas.

Os animais de rua estão sendo abrigados na Associação Rural. No momento, são 20 cachorros, que foram encontrados na Balsa, Mário Menegheti e Doquinhas. Caso você tenha avistado um cachorro sem tutor, entre em contato com a Defesa Civil.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Pedreiras, Vila Nova, Gruppelli, Santa Silvana, Cascata, Corrientes, Cruzeiro e Jardim de Allah não terão atendimentos ao público.
Em caso de emergência, ligue 153 (Guarda Municipal), 190 (Brigada Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

1 comentário

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome