Pelotas: Município atinge novamente o maior nível da história no canal São Gonçalo

A prefeita alerta que não é momento de baixar a guarda, a população deve continuar se protegendo as águas. (Foto: Gustavo Vara/Prefeitura de Pelotas)

“As notícias não são boas,” essa foi a frase que deu início a mais uma live da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Neste domingo (26), o canal São Gonçalo atingiu o maior nível da história com 3,03 metros, e a Lagoa dos Patos também subiu durante a noite, alcançando 2,36 metros. A prefeita de Pelotas explicou que a água da Lagoa Mirim está chegando ao canal São Gonçalo, o que eleva cada vez mais o nível. Além disso, os ventos não estão favoráveis, mudando para o sul. A previsão é que até terça-feira (28) Pelotas passe pelo momento mais crítico.

Segundo a prefeita, outro fator que contribui para as elevações são as chuvas. Ela explica que os meteorologistas não estão conseguindo prever com exatidão as regiões que terão chuvas nos próximos dias, mas já é possível dizer que em Pelotas choverá.

A prefeita também esclareceu sobre a situação do Laranjal. No sábado, com a baixa no nível da água, o Sanep começou o trabalho de escoamento no Balneário Valverde. Quatro bombas foram instaladas e testadas, porém foram desligadas devido ao nível da água começar a subir novamente. Na live, também foi explicado que na rua Taquari não foi colocado nenhum dique; as estruturas que os moradores viram foram para que os caminhões com equipamentos pudessem acessar o Balneário. Ela relatou que os moradores da rua Taquari confundiram as estruturas e barraram a passagem das equipes, motivo pelo qual não foram instaladas as sete bombas previstas no sábado (25).

Outro aviso da prefeita de Pelotas durante a live é que foram liberados os links para o cadastro de auxílios para as pessoas que foram atingidas. Ela ressalta que os auxílios irão beneficiar somente as pessoas que foram atingidas pela água, e não aquelas que estavam em área de risco e não tiveram água dentro de casa. Para quem prefere fazer o cadastro pessoalmente, será realizado o cadastramento de segunda-feira (27) até quarta-feira (29) no auditório externo do Colégio Municipal Pelotense.

Quanto às aulas das escolas, que estavam previstas para retornarem na segunda-feira (27), foram canceladas novamente. A prefeita diz que o objetivo é proteger as crianças e os jovens, e como a situação pode piorar até terça-feira (28), o ideal é não retornar. Ela acrescenta que a esperança é voltar na próxima semana e que a informação sobre a volta será divulgada com antecedência para os pais.

Sobre as doações, a prefeita diz que no município estão precisando especificamente de alimentos com proteína animal. Ela pede que os voluntários que ainda puderem ajudar com marmitas continuem contribuindo. Também existe a necessidade de ração para cachorros filhotes, já que muitos nasceram em abrigos.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome