Uma manifestação foi realizada pelos moradores do Laranjal na tarde deste domingo (21), em Pelotas, na Avenida Adolfo Fetter e seguiu em carreata pela rua José Maria da Fontoura e na beira da praia. O protesto foi pacifico e ordeiro com faixas, panfletos e coletas de assinaturas para um abaixo assinado. O objetivo foi buscar medidas de segurança para possíveis cheias que possam afetar o bairro novamente. A ação ocorreu entre moradores em conjunto com a Associação Comunitária do Laranjal (ASCLAR) e contou com o apoio dos visitantes que passavam pelo protesto.
Entre as reivindicações, a construção imediata de um dique, diálogo com a Prefeitura de Pelotas sobre o projeto do muro no canteiro central, zeladoria atuante no bairro, requalificação da região que foi evacuada, atenção especial para a rua Nova Prata e a construção de uma estrada de pedras para acesso a Barra.

Nas redes sociais da ASCLAR, é alegado que mesmo no período em que os moradores estavam fora de casa devido às cheias de maio as contas de água e IPTU estavam sendo cobradas. No post, ainda é ressaltado que isenção dessas taxas ajudariam os moradores que perderam tudo a se recuperar.
Será realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Pelotas no dia 13 de agosto para a ASCLAR e os moradores apresentarem as reivindicações.