Pelotas: Mais uma agroindústria pelotense recebe Selo Susaf

Adesão ao Sistema permite a comercialização dos produtos da marca em todo o Estado. (Foto: Divulgação/Ponto da Linguiça)

A agroindústria Ponto da Linguiça, localizada na Vila Princesa, zona norte da cidade, é o mais novo empreendimento pelotense a conquistar o Selo de credenciamento no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf-RS). Todo o processo contou com o apoio e orientação da Prefeitura, por intermédio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município.

“Com a adesão do Ponto da Linguiça ao Susaf, passamos a 11 agroindústrias credenciadas no Sistema. Isso significa que a produção dos empreendimentos pode ser comercializada além dos limites do município, abrangendo o mercado estadual, fortalecendo as marcas locais, abrindo o leque de crescimento dos negócios – o que se reverte em postos de trabalho e geração de renda”, pontua o secretário de Desenvolvimento Rural, Romualdo Cunha Júnior.

Para iniciar a venda dos embutidos em outros municípios gaúchos, o Ponto da Linguiça aguarda, somente, a publicação da adesão pelo Susaf. O processo está todo aprovado. Em paralelo, a agroindústria Comércio de Pescados Estrela do Mar aguarda a finalização do processo de credenciamento e, em breve, deverá receber o Selo do Sistema, sendo o 12º empreendimento pelotense a gozar dessa expansão, que contou com a participação do SIM desde a indicação até o acompanhamento de toda a tramitação.

Agroindústrias em Pelotas

De acordo com a coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal, veterinária Ângela Leitzke Cabana, Pelotas conta com 34 agroindústrias em funcionamento, incluindo os abatedouros, mais duas com as atividades suspensas por terem sido atingidas pelas manifestações climáticas do mês de maio. No total, são 36 empreendimentos e há, em andamento, projetos para mais cinco novos, dos ramos do mel, laticínios e desossa de carnes.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome