Pelotas: Maio Amarelo intensifica ações para segurança no trânsito

Atividade com crianças do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera integrou a programação municipal. (Foto: Stéfane Costa/JTR)

A programação do Maio Amarelo, mês voltado à conscientização para redução de acidentes de trânsito começou no início do mês em Pelotas, mas a cerimônia de abertura, foi realizada no largo do Mercado Central na terça-feira (9). Na ocasião, a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) divulgou o início das atividades planejadas para o mês. Originalmente, o evento aconteceria no dia 2, porém foi adiado em razão da instabilidade climática.

O lançamento da campanha também marcou os 10 anos da iniciativa do mês de conscientização. A programação, enfatizou o secretário Flávio Al Alam, visa mostrar para a população a importância do cuidado no trânsito. Conforme ele, a iniciativa nasceu “com o intuito de que a sociedade olhe as questões de segurança no trânsito como uma atividade que cada um precisa fazer no dia a dia pra que nós tenhamos redução no número de acidentes com vítimas”, disse.

A Secretaria de Qualidade Ambiental esteve presente no local distribuindo mudas de flores gratuitamente para quem passava. As plantas também foram dadas aos motoristas que eram parados pela blitz educativa da Guarda Municipal de Trânsito.

O Sest Senat, serviço especializado em aprendizagem no trânsito, também participou junto à ação. O agente de mobilização, Juliano Fernandes, explica que a entidade atuará com diversas atividades ao longo da campanha. “Este mês a gente atua na prevenção de acidentes, orientando os condutores a não utilizar o celular, não fazer ultrapassagem indevida, utilizar o cinto de segurança pra tentar evitar, tentar reduzir o número de acidentes que têm acontecido no estado e no país. Cada vez aumenta mais o número e a gente tenta conscientizar o condutor pra não cometer esse tipo de infração”, explica.

O serviço fornece diversos cursos ao longo de todo o ano, exercendo atividades de educação para o trânsito. “A gente passa em empresas do transporte, com o pessoal autônomo, pessoal que é taxista, o condutor em geral a gente tenta conscientizar pra não cometer nenhum tipo de infração”, complementa.

Números
Al Alam garante que o trabalho realizado ao longo do mês será apenas uma parte das ações que a pasta realiza durante todo o ano, principalmente no que diz respeito à área educacional. “Faz parte do princípio da Secretaria de Trânsito, durante todo o ano, fazer a fiscalização do trânsito, mas também a educação para o trânsito. Neste mês de maio a gente alarga essa competência e tenta trazer a sociedade, as pessoas que circulam no trânsito, pra que elas analisem a atitude de cada um, seja como pedestre, ciclista, ou quem anda no transporte coletivo, ou em veículo qualquer”, pontua.

Segundo ele, a partir de pequenas atitudes é possível transformar e melhorar o trânsito, assim como diminuir o número de acidentes, como está ocorrendo. “Respeito, cuidado, de respeitar os limites de velocidade, respeitar a sinalização e ter uma empatia com o outro que está no trânsito”, disse.

E de fato, como aponta o secretário, há uma redução nas estatísticas de acidentes com dano materiais no município, porém este número oscila, possuindo alteração negativa e positiva a cada ano. Em 2019 foram registrados 2.717 acidentes no município, número que caiu para 1.687 em 2020 e voltou a subir em 2021 com 1.846. Por fim, em 2022, foram contabilizados 2.283 acidentes com danos materiais.

Uma das causas que poderiam explicar a redução acentuada em 2020 poderia ser a diminuição no fluxo de veículos em determinado período, devido aos protocolos mais rígidos adotados para combater à Covid-19.

Nos dois anos posteriores, com maior flexibilização, o número aumentou, mas ainda abaixo ao registrado em 2019. Para o secretário, a comparação mais importante é entre 2019 e 2022, anos em que o fluxo voltou ao normal, com redução de 434 acidentes. Al Alam também cita o trabalho desenvolvido pela pasta, como a realização de blitz em pontos do município. Além disso, segundo ele, a conscientização do público também pode ser apontada como um dos fatores.

O chefe da pasta relata que, dentre os locais com mais relatos de incidentes estão os cruzamentos da avenida Bento Gonçalves, ainda que todos estejam com semáforos.

Atividades
Como muitas das ações de conscientização, o Maio Amarelo terá atividades voltadas para o público infantil. O titular de Transporte e Trânsito explica que é fundamental trabalhar as questões relacionadas ao trânsito nas instituições de ensino. “Entendemos que as crianças podem ser um erradicador com os pais, de ações e benefícios, e também como a criança se comporta. Às vezes as pessoas acham que faixa de segurança é liberdade total, e tem que ter alguns cuidados normais”, reforça.

Durante a abertura oficial do Maio Amarelo, o secretário Municipal de Transporte e Trânsito, Flávio Al Alam, destacou a importância da campanha, que completa dez anos. (Foto: Stéfane Costa/JTR)

Na quarta-feira (10), agentes de trânsito realizaram palestras e atividades práticas com alunos do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ). Inicialmente, os pequenos conheceram as principais regras para segurança no trânsito em uma conversa com a agente do setor de educação Benhara Damero. Assim como o secretário, ela relata que o trabalho com as crianças é muito importante, principalmente para garantir o uso dos bons hábitos por parte dos próprios pais.

“A gente busca, desde os menores, tentar trazer uma conscientização sobre o trânsito, porque ainda é uma fase em que eles tão em construção do pensamento, do conhecimento, e a gente consegue bons resultados. Eles acabam depois cobrando isso dos pais também, sempre que o pai passa num sinal amarelo, não coloca cinto de segurança, eles acabam cobrando”, ressalta. “Então pra nós é muito gratificante esse trabalho que a gente tem dentro das escolas. É uma coisa importante pros alunos e também a gente consegue ter o apoio das escolas, que é muito importante também”, avalia.

Patrícia Frank, diretora do IMDAZ, assina embaixo e concorda com a relevância das atividades feitas com os pequenos. “É muito importante porque desde cedo as crianças aprendendo elas já, além de aprender, ensinam os pais a função da velocidade que tem que respeitar, das placas que têm que ser respeitadas, e também com certeza se tornarão adultos melhores no trânsito”, afirma.

A programação segue ao longo do mês. Um dos pontos altos será o passeio ciclístico Pedal Maio Amarelo. A atividade está marcada para o dia 21 e as inscrições já estão abertas na Portaria da Associação Comercial de Pelotas (ACP), à rua Sete de Setembro, 274, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h e, sábado, das 8 às 12h.

Para se inscrever, basta a entrega de um quilo de alimento não perecível. O evento é uma realização da Prefeitura de Pelotas, da ACP, dos Parceiros Voluntários de Pelotas, do Pedal Dominguera, de JL Casarin, e do Sest Senat.

Haverá sorteio de uma bike e de diversos brindes. Para participar também é possível se inscrever no dia e local de largada do passeio ciclístico. Além de integrar a programação de atividades do mês, o evento será em homenagem aos 150 anos da Associação Comercial de Pelotas.

A campanha
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, a campanha está em sua 10ª edição e foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, com objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), contando com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicas e privadas.

Programação do Maio Amarelo em Pelotas

Sábado (13) – 10h – Blitz educativa alusiva ao Maio Amarelo e Dia das Mães, com participação da Secretaria de Qualidade Ambiental, Van Sest Senat, Centro de Formação de Condutores (CFC) CPR e Associação Comercial de Pelotas. Local: avenida Domingos de Almeida, 1.490.

Quinta-feira (18) – 14h – Palestra educativa no Sest Senat para Jovem Aprendiz e Idosos. Local: avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 1.206.

Sexta-feira (19) – Palestra em Centro de Formação de Condutores CFC.

Sábado (20) – Programação sujeita à confirmação – intervenção educativa na Copa Sest Senat de Futebol 7 Society – Local: avenida Ildefonso Simões Lopes, 1.206.

Domingo (21) – 9h – Passeio ciclístico Pedal Maio Amarelo e comemoração aos 150 anos da Associação Comercial de Pelotas.
Das 10 às 17h – Evento Ruas de Lazer, com a participação da Escolinha de Trânsito da Secretaria de Transporte e Trânsito, e da Van Sest Senat.
Local: avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome