Pelotas: Largo de Portugal recebe a Festa da Vacina no Dia da Criança

Festa ocorrerá no Largo de Portugal, na antiga Estação Férrea. (Foto: Michel Covello)

Com o objetivo de ampliar a cobertura de vacinação das crianças e adolescentes de Pelotas, a Prefeitura realizará a Festa da Vacina, nesta quarta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia da Criança, das 9h às 16h, no Largo de Portugal, na antiga Estação Férrea. A diminuição das coberturas vacinais, registrada nos últimos anos, principalmente, do público infantil, motivou o desenvolvimento de uma Campanha Municipal de Recuperação das Coberturas Vacinais, direcionada, prioritariamente, às crianças e aos adolescentes. Para marcar o início da mobilização, diversos serviços serão oferecidos à população durante o evento.

A Festa da Vacina ainda marcará o encerramento da Pedalada do Dia da Criança, organizada pela Secretaria de Transporte e Trânsito, com local de chegada também na Estação Férrea. No dia, pais e responsáveis devem levar as crianças e jovens para atualizar a Carteira de Vacinação, conforme a necessidade, que será avaliada no momento pelo profissional de saúde.

Estão previstas diversas atividades, nesta quarta-feira (12), com a finalidade de atrair a comunidade para aproveitar o espaço do Largo de Portugal, mas, também, estimular pais e responsáveis para que levem os pequenos para receber as vacinas que faltam para completar a imunização contra várias doenças, colaborando para que as enfermidades já erradicadas, como a paralisia infantil, não retornem. Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional e, também, a que protege contra a Poliomielite, que está com campanha em andamento.

As atividades poderão sofrer alterações no decorrer do evento.

Leve os documentos para vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que, para receber as vacinas que estarão disponíveis na Festa da Vacina, pais e responsáveis devem apresentar a Carteira de Vacinação das crianças e adolescentes, além de documento de identidade.

Confira algumas atividades confirmadas

Ponto fixo de vacinação no prédio da antiga Estação Férrea, no Museu Casa da Música: No local, das 9h às 16h, serão aplicadas as vacinas contra a Poliomielite, Influenza, Covid-19 e outras inseridas no Calendário Nacional de Vacinação Infantil e, também, as indicadas para os adolescentes menores de 14 anos.

Distribuição de pipoca

Participação das mascotes Zé Gotinha (do Núcleo de Imunização) e Cachorrinha Zooandinha (do projeto Zooando na Escola);

Atividades educativas sobre saúde bucal, com o projeto Sorrindo na Escola da SMS;

Escolinha de Trânsito da STT para as crianças;

Brinquedos infláveis da Secretaria de Educação e Desporto (Smed);

*Novas atividades poderão ser incluídas até a data do evento.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome