
*Com informações da Assessoria de Imprensa
Após dois anos de presença em Santa Catarina, a Carne Devon Certificada chega ao mercado gaúcho, a partir de parceria entre a Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD) e o Frigorífico Famile, de Pelotas. A assinatura do contrato, ocorreu na última quarta-feira (7), quando foi realizado abate técnico inaugural, de 15 animais da Cabanha Palmeira, de Camaquã.
“Após o abate, os animais são avaliados na hora pelo técnico do programa quanto aos padrões de gordura, dentição e carcaça e, após período de maturação por 24 horas e a desossa, é embalado e em dois dias está no mercado”, explica a presidente da ABCD, Simone Bianchini.
Com 38 anos de atividades, o frigorífico Famile é o primeiro do estado a ser credenciado no programa e a usar o selo “Carne Devon Certificada”, e o segundo do país. A sua capacidade de abate é de 210 animais/dia e seus produtos são distribuídos em todo o Rio Grande do Sul. Para José Paulo Corvello, diretor e um dos fundadores da empresa, a nova parceria é muito bem-vinda. “A qualidade da carne Devon é inquestionável, por isso a nossa aposta é na satisfação tanto do consumidor quanto do produtor”, garante.
A presidente diz que a meta inicial é de um abate de 100 animais por mês, não apenas os puros, mas também os meio-sangue, 50% novilhos e novilhas precoces, dente de leite até quatro dentes. “A região possui muitos criadores Devon e a partir de agora, o frigorífico e associação iniciam trabalho junto a esses produtores para através de acordo comercial, bonificar os que produzem animais com as características exigidas pelo programa”, comenta. Todos os animais são rastreados pelo Ministério da Agricultura, sob a gestão da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA).
Segundo Simone, o lançamento oficial do programa para o mercado gaúcho ocorrerá na noite do dia 27, às 20h, no estande da entidade na Expointer, em Esteio, quando será oferecida carne Devon para degustação, que estará presente no restaurante da entidade durante a feira. No dia 28, acontecerá o Dia D, que concentra todas as atividades da raça na exposição.
O Devon é uma das raças britânicas puras mais antigas do Reino Unido e entre suas principais características estão tamanho, resistência e aptidão para a produção de carne. Gera um produto que agrada o mercado com sua gordura intramuscular (marmoreio), aguçando mais o paladar devido à maciez e suculência da carne. A raça foi introduzida no Brasil pelo Rio Grande do Sul, em 1906, e se caracteriza pela rusticidade, caráter dócil, adaptabilidade a climas adversos e boa lactação das vacas, tidas como boas mães. Devido à alta qualidade genética, a raça é utilizada com sucesso em cruzamentos. O rebanho Devon no Brasil soma cerca de 250 mil cabeças.
Para a ABCD este é um passo importante, diante do tamanho do rebanho do Rio Grande do Sul e por concentrar o maior número de criadores do Brasil, diz a presidente. “Então nada mais justo do que ter disponibilidade de carne Devon certificada perto de casa”, ressalta.
Carne Devon Certificada
Até agora, a Carne Devon Certificada era exclusividade do mercado catarinense. Desde maio de 2017, mais de três mil animais, entre novilhos inteiros e castrados, foram abatidos com Selo de Certificação pelo Frigorífico São João, totalizando 787.603 quilos. Cento e cinquenta criadores estão cadastrados e participam do programa de certificação em Santa Catarina. A presença do selo nas embalagens garante ao consumidor a rastreabilidade e a autenticidade do produto com aprovação em rigorosos critérios de qualidade, animais com garantia de procedência e criados dentro dos padrões de bem estar animal.