Pelotas: Estrada da Costa será requalificada com projeto pensado em mobilidade

O projeto para a revitalização da Estrada da Costa foi apresentado pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) e pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). (Foto: Gustavo Vara)

O projeto para a revitalização da Estrada da Costa foi apresenta­do, na quarta-feira (26), pelo depu­tado federal Daniel Trzeciak (PSDB) e pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). A cerimônia foi realizada na Charqueada São João para enfatizar a importância do projeto para a rota das Charqueadas e o turismo local. A emenda do parlamentar para esta obra é de R$ 5,5 milhões. “É um pro­jeto que contempla o turismo, con­templa a educação, contempla a cultura e obviamente contempla a mobilidade urbana e qualidade de vida das pessoas”, afirmou Trzeciak. Durante a apresentação, a prefeita anunciou que a rua Augusto Saint Hilaire, na Vila da Palha, também será pavimentada com recurso de R$ 7 milhões.

A obra é baseada nos concei­tos do Urban 95 que aborda ques­tões relacionadas à primeira in­fância, o nome faz alusão à altura média de crianças menores que é de 95 centímetros. Serão realiza­das uma série de intervenções ur­banas ao longo de um trecho de 552 metros de uma rota escolar. O começo das atividades é na aveni­da Domingos de Almeida, próximo à Escola Municipal de Ensino Fun­damental Piratinino de Almeida, e inclui pinturas lúdicas nos passeios e brinquedos naturalizados.

“A gente tem batalhado muito por esses princípios do Urban 95, que é esse desenvolvimento que a gente quer para construir a cidade das crianças. Então, é fazer do am­biente urbano um ambiente lúdico e estimulante para crianças e adul­tos também. E aqui, que é uma es­trada que liga ao turismo, ela tinha que estar envolvida nesses prin­cípios”, disse Paula. O projeto pro­move atividades culturais, como a contação de histórias dos contos do livro “Lendas do Sul”, do escritor pelotense João Simões Lopes Neto. Além das calçadas interativas, está prevista a criação de áreas verdes e mini praças, incentivando a partici­pação dos pais nos espaços.

A Secretaria de Planejamen­to e Gestão (Seplag) foi respon­sável pela elaboração do projeto. Conforme foi explicado na reu­nião, a obra abrange o trecho en­tre a avenida Barão de Corrientes e a Charqueada Boa Vista e con­ta com drenagem, pavimentação de passeios em concreto, acessos em paralelepípedo, piso tátil, mo­biliário urbano, sinalização hori­zontal e vertical e paisagismo. A obra deve durar em torno de seis meses após o início dos trabalhos. Também será elaborado o proje­to para a rua Augusto Saint Hilaire que foi contemplada depois.

Participaram da ocasião o vice-prefeito Idemar Barz (PSDB), os se­cretários de Planejamento e Ges­tão, Roberto Ramalho, de Governo e Ações Estratégicas, Fábio Ma­chado, a assessora especial do Pro­grama Pelotas Cidade das Crianças, Carmem Vera Roig, e os vereado­res Márcio Santos (PSDB), Marisa Schwarzer (PSDB), Paulo Coitinho (Cidadania) e Cristiano Silva (União Brasil) e moradores da região da Vila da Palha.

Calçadas coloridas, com atividades e lendas escritas por Simões Lopes Neto tem o objetivo de estimular as crianças a conhecerem a cultura pelotense. (Foto: Gustavo Vara)

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome