
A Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas (Asdefipel) convidou os vereadores de Pelotas/RS para participarem de um treino da equipe de futebol de cegos. A partida ocorreu na quinta-feira (4), no Ginásio Schmidt. O objetivo era buscar o apoio do poder público para a equipe que irá disputar pela série B o Campeonato Regional Sul-Sudeste de Futebol de Cegos. Além disso, também foi uma oportunidade de mostrar a importância do esporte na vida de jogadores com deficiência visual.
Foram entregues 21 ofícios à Câmara de Vereadores de Pelotas com o convite para o treino. “Eu fiz isso porque somente se pondo no lugar do outro tu vai ver a dificuldade que é [não enxergar] para o ser humano. Eu acho que assim é uma forma de conseguir mostrar para a comunidade, e até para conseguir patrocínios e verbas parlamentares, conseguir apoio.” explica o vice-presidente e diretor de esportes da Asdefipel, Diego Ferreira Lemos, sobre a iniciativa de compartilhar o treino.
A partida, que teve o resultado de 5 a 1 para a equipe da Asdefipel, contou somente com o vereador Jone Soares (PSDB), que participou vendado. “Nossa, que desafio, né? O quanto é importante nós nos colocarmos no lugar do outro e perceber as dificuldades e o quanto isso não é empecilho para eles. Então, pra mim, foi uma grande experiência que eu vou guardar comigo. Eu, como presidente da (Comissão) Pessoa com Deficiência na Câmara de Vereadores, é uma grande experiência que eu vou com certeza levar pra vida.” afirma Jone. Por meio das emendas parlamentares impositivas, é possível encaminhar recursos no orçamento para garantir políticas públicas. O vereador conta que tem direcionado recursos para a instituições como a Associação Escola Louis Braille, de educação para deficientes visuais, para a compra de equipamentos.
Campeonato Regional Sul-Sudeste de Futebol de Cegos
De 8 a 13 de abril, será realizado o Campeonato Regional Sul-Sudeste de Futebol de Cego no ginásio do Sesi Cachoeirinha. Será a primeira vez que não é realizado em São Paulo (SP). O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
A equipe da Asdefipel enfrenta no 1º dia a equipe da Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (Acergs), às 11h. “A nossa equipe já tem uma idade bem avançada, justamente por causa dos jovens não conhecerem [a Asdefipel]. Então, a gente está contando com o pessoal de Porto Alegre, de Santa Catarina e até do Uruguai, que eles já participam de eventos internacionais. Eu, como treinador orientador, estou indo com expectativa e dizendo pra eles vivenciarem o momento.” diz o treinador Fábio Barcellos Costa.
Atualmente, a Asdefipel está se reestruturando para voltar a participar de campeonatos. A equipe teve início em 2011 e já jogou pela série A do Campeonato Brasileiro. Entretanto, em 2018 a equipe enfrentou um rebaixamento para a série B devido à falta de recursos para o time. Para a nova fase, a equipe tem a participação de jogadores de outras regiões. “É um aprendizado bacana, a gente convive com pessoas que passam um dia a dia, às vezes complicado. Eu cheguei aqui e já vi a alegria do pessoal jogando. Então, é uma coisa nova, uma coisa bacana, com certeza vou ter que me adaptar, já que as regras são diferentes.” diz o goleiro da Asdefipel Douglas Goulart Patron, que é ex-jogador de futsal de Bagé.