O dia 18 de setembro de 2019 deve entrar para a história do bairro Fragata, quando moradores e, principalmente, os empresários viram se concretizar uma demanda de mais de 15 anos: a instalação do primeiro cartório do bairro. Localizado na avenida Duque de Caxias, 908, o Cartório Fragata funciona desde a quarta-feira (18), quando ocorreu a solenidade de inauguração, com as atribuições de tabelionato de notas e registro civil das pessoas naturais.
O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h30, sem fechar ao meio-dia. A tabeliã e oficial registradora Kelen Cândido Emerim apresentou a sua equipe, que está formada por seis colaboradores que atuarão na prestação dos serviços de reconhecimento de firmas, autenticações de cópias, procurações, atas notariais, inventários e partilhas, separações e divórcios, testamentos, escrituras públicas e apostilamentos, isto no tabelionato. No Registro Civil, serão realizados registros de nascimentos, casamentos e óbitos. A juíza de paz é Gisele Bitencourt.
A tabeliã diz, ainda, que futuramente será implantado o Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA). “A missão da nossa equipe será atender com rapidez, presteza, eficiência e qualidade jurídica”, disse, pedindo a compreensão de todos na fase inicial de adaptação.
O Clube dos Empresários do Fragata (Cefra), sob a presidência de João Francisco Rita, que esteve à frente da mobilização pelos cartórios, pleiteia ainda a instalação do Registro de Imóveis no bairro, o que pretende ver concretizado em breve. A confirmação da instalação dos cartórios foi feita, no mês de maio, a uma comitiva de empresários pelo diretor do Foro local, juiz Marcelo Malizia Cabral.
A nomeação da tabeliã ocorreu em 15 de julho e teve 90 dias para dar início aos trabalhos. Coube a ela buscar o local, que previamente estabelecido na Lei Estadual nº 14.573, de 22 de julho de 2014, deveria se localizar à oeste da avenida Pinheiro Machado, contemplando desta maneira, os moradores do bairro Jardim América, em Capão do Leão.
Natural de Esteio, Kelen Cândido Emerim é bacharel em Direito, especialista em Direito Notarial e Registral e Direito Imobiliário. Exerceu a atividade de tabeliã de notas e protesto por 12 anos e nove meses, em General Câmara. Aprovada em sétimo lugar em concurso em 2015, ela pôde escolher o local onde gostaria de atuar, optando pelo bairro Fragata, em Pelotas.
“A acolhida que recebi dos empresários e moradores foi o ponto fundamental para a minha escolha”, diz a tabeliã, que tinha interesse ainda em outras três cidades: Arroio Grande, Santiago e Santa Rosa. Em um mês ela trouxe sua família e se estabeleceu na cidade.
Empolgado com a conquista, o presidente do Cefra destacou ser uma grande vitória para o bairro, que passa a ter vida própria. “Desde 2005 trabalhamos para a instalação de um cartório no bairro”, afirma. Segundo ele, o trabalho do Cefra está voltado para que os fragatenses consumam no bairro e a instalação do cartório é uma ferramenta para que isso aconteça.
A cerimônia de inauguração mesclou momentos solenes e de emoção, com depoimentos de familiares e amigos da tabeliã, além de oração de agradecimento, parabéns a você e confraternização.