Em decorrência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias, assim como Pelotas, diversos municípios da região sul tiveram prejuízos com famílias desalojadas e desabrigadas. A fim de minimizar o impacto dos estragos, uma corrente solidária se formou em Pelotas. De acordo com a Secretária de Assistência Social (SAS), desde o início das doações, já foram arrecadados cerca de 4 mil peças de roupas de inverno.
Além dos agasalhos, fundamentais para famílias que perderam todos os seus pertences, o Município tem recebido ainda doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza, além de ração animal. Até o momento já são cinco cestas básicas, vinte caixas de leite, trinta fardos de água, um fardo de massa, cinco caixas de bolacha e aproximadamente 80Kg de ração animal.
A partir do quantitativo do material arrecadado, uma parte dos donativos tem sido compartilhada com os municípios mais afetados pelas cheias. O secretário de Assistência Social, Tiago Bündchen, reforça que a arrecadação continua destaca que é importante manter o estoque de doações abastecido, considerando a possibilidade de novas chuvas para a região.
“Nós estamos entregando o arrecadado para todas as família atendidas, e com certeza, a partir de segunda-feira, teremos muitas famílias precisando de agasalhos, pois sempre que chove muito as pessoas vão até a secretaria buscar roupa principalmente. Estamos nos preparando para uma próxima semana muito chuvosa e como a água ainda não baixou em rios e arroios, a tendência é que possam existir mais alguns problemas. Estamos dividindo uma parte dessas doações, que entendemos não ser tão necessário para Pelotas agora, e entregando para os os municípios da região. Nesse domingo nós já realizamos a entrega para Pedro Osório e Cerrito”, afirmou o gestor.
A arrecadação de alimentos, agasalhos e material de higiene e limpeza continua em Pelotas. Os cidadãos que puderem ajudar na destinação de roupas, insumos e materiais, podem realizar as entregas no Paço Municipal, Praça Coronel Pedro Osório, 101, no Mercado Central, Praça Sete de Julho, 179, e na Secretaria de Assistência Social, Marechal Deodoro, 404.