Hoje, no Brasil, há registro de mais de 30 milhões de animais abandonados. Esses animais que ficam nas ruas seguem procriando e aumentando o problema de animais em situação de abandono e disseminação de zoonoses, por isso é de suma importância incentivar cada vez mais a adoção de animais de rua.
“Eles são nossa responsabilidade, pois o ser humano há milhões de anos, passou a selecionar os cães mais dóceis e dependentes de nós para nos fazerem companhia, e hoje a espécie não consegue mais sobreviver sozinha e não há um habitat natural para eles na natureza” ressaltou a vereadora Marisa Schwarzer (PSB).
O projeto de lei 4281/21, proposto pela vereadora, recebeu o nome “Adote um Amigo” e foi aprovado hoje (30/06) na Câmara de Vereadores de Pelotas. O PL autoriza a prefeitura a oferecer descontos em taxas e contribuições obrigatórias (como IPTU) para os pelotenses que adotarem animais adultos do canil ou retirados das ruas. O desconto se dá apenas após um ano da comprovação da adoção, para garantir que os animais não serão adotados apenas para o tutor receber o desconto e depois acabarem esquecidos em más condições. O PL prevê que o desconto seja renovado anualmente mediante comprovação do bem-estar do animal.
“Os animais geram custos, e quando um animal não tem dono, essa conta é do município. O programa Adote um amigo é uma maneira que encontramos do poder público ajudar quem assume essa responsabilidade, pois sabemos que os custos com ração, castração, veterinários e vacinas não são baixos” complementou a vereadora.
A adoção de animais de rua ajuda a controlar a disseminação de zoonoses, procriação exponencial de animais, e principalmente, acaba com o sofrimento daquele indivíduo que passa fome e frio nas ruas. O projeto de lei agora aguarda sanção do Executivo.