Um aluno de 47 anos do curso de Mecânica do Instituto Federal Sul-rio-grandense campus Pelotas morreu nesta quarta-feira (28). Em nota, a instituição suspendeu as aulas de hoje e decretou luto oficial de três dias.
Segundo o diretor-geral do campus, professor Carlos Jesus Corrêa, a fatalidade ocorreu logo após uma aula prática. Ele explica que o professor responsável havia desligado os sistemas elétricos utilizados pelos alunos quando, em seguida, a vítima passou mal. A situação teria sido prontamente atendida pelo gabinete médico do Instituto, que iniciou os primeiros socorros até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Quanto à possibilidade de choque elétrico, o diretor esclarece que as bancadas utilizadas nas aulas são protegidas com um dispositivo de proteção residual, que impede a circulação de energia pela bancada. Por questão de segurança, todo o sistema é desligado ao fim das aulas.
A instituição aguarda o laudo pericial do Instituto Médico Legal (IML) para emitir um pronunciamento oficial. A Polícia Civil acompanha o caso.
Leia a nota completa da instituição
O diretor-geral do campus Pelotas do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Carlos Corrêa, no uso de suas atribuições legais, declara luto oficial no câmpus Pelotas pelo período de três dias, a contar desta quarta-feira, 28 de junho, em sinal de tristeza e pesar pelo falecimento de um estudante do curso de Mecânica da unidade.