O momento é de transição do modelo de atuação, anunciou o superintendente da 10ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), Altemir de Melo, durante a posse do novo delegado em Pelotas, Fernando Lorea, em substituição a Juliano Campeol, na tarde desta segunda-feira (26). Toda a solenidade foi transmitida on-line para as diferentes representações da RFB no restante do Estado.
Reiterando o que inicialmente anunciou o novo delegado, Melo explicou que a mudança do modelo de atuação é resultado de estudo que incluiu órgãos do exterior e tem o objetivo de otimizar o trabalho da RFB, com uma estrutura mais próxima e transparente junto aos cidadãos. Com o novo modelo, Pelotas passará a ser sede de Centro Nacional de Fiscalização, oferecendo estrutura para a atuação de todas as delegacias do RFB do país.
A mudança ocorrerá a partir de outubro, trazendo também nova estruturação no Rio Grande do Sul, com seis delegacias e três alfândegas, cada uma com jurisdição específica e regiões de trabalho. Ficará também com Pelotas a gestão das mercadorias apreendidas, explicou o superintendente, que veio de Porto Alegre para a posse, acompanhado da superintendente adjunta Maria Angélica Orth.
Auditor fiscal, Lorea ingressou na RFB em julho de 1995 e, desde setembro de 2021, exercia a função de delegado ajunto em Pelotas, passando a conduzir agora uma equipe de 113 servidores, em uma jurisdição de 34 municípios. Campeol, também auditor fiscal, esteve à frente da Delegacia desde setembro de 2021, permanecendo até este mês, passando a atuar na repressão aduaneira.