Festas de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá voltam a ser realizadas sem restrições na região

Após dois anos, celebrações voltarão a ser realizadas sem restrições, com atividades ao longo da primeira semana de fevereiro. (Foto: Gustavo Vara/Prefeitura Municipal de Pelotas/Arquivo)

Por Stéfane Costa e Larissa Schneid Bueno

Mais de dois anos de eventos com restrições se passaram e em 2023 as celebrações e homenagens para Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá retornam com força no início de fevereiro. Diversos pontos de Pelotas, São Lourenço do Sul e Rio Grande sediarão as festividades.

Pelotas
Integrando a programação da 27ª Festa em Homenagem à Iemanjá, a Associação Comunitária dos Moradores da Balsa organizou uma procissão com a imagem da orixá que passará pelas ruas do bairro no dia 1º de fevereiro, a partir das 20h30. O trajeto terá início a partir do Centro Espírita de Umbanda (CEU) Ugun Magé, no nº 590 da rua Tiradentes, seguindo pela mesma rua até a rótula da avenida Juscelino Kubitscheck com a rua Giuseppe Garibaldi, em seguida a procissão entra na rua principal do Loteamento Anglo, até a rua Raul Corrêa, seguindo para a rua Paulo Guilayn, indo para a rua Pedro Osório de Brito e rua Francisco Lima até o Estaleiro do Engenho.

No local, às margens do Canal São Gonçalo, a imagem irá para um barco com destino à Gruta das Mães. Pela primeira vez nas quase 30 edições, Iemanjá será saudada pelos 12 Orixás por meio de uma dança no centro de eventos na área da gruta. Ao fim da cerimônia de abertura da festa, serão iniciadas as homenagens de linha branca até a madrugada.

Também na Gruta das Mães os Amigos da Umbanda da Princesa do Sul, junto com a página Povo Cigano, realizam no dia 1º a II Homenagem à Mãe Iemanjá. O evento terá início às 20h30 e contará com trabalhos espirituais.

Já no Balneário dos Prazeres, uma das homenagens mais antigas à Iemanjá em Pelotas também iniciará na noite do dia 1º. Uma imagem da Mãe Iemanjá sairá às 20h30 da sede da Federação Sul Riograndense de Umbanda e Cultos Afro Brasileiro na rua Xavier Ferreira, nº 1000, seguindo para a rua Tiradentes e contornando a rótula para a avenida Juscelino Kubitscheck, após avenida Domingos de Almeida, rua Comendador Dias Mazza, avenidas Adolfo Fetter, Rio Grande do Sul, Augusto Assumpção Junior até o Chafariz. Em seguida, a procissão irá pela via fluvial até o Balneário dos Prazeres. A recepção da imagem está prevista para ocorrer por volta das 22h.

Joabe Bohns, presidente da Federação, cita dificuldades com restrições determinadas pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e pede para que o público tenha cuidado com as oferendas depositadas na água. “Faço um apelo para o pessoal não fazer oferenda de plástico, de barquinho de isopor, de barquinho de madeira, não deixem garrafa na beira da lagoa, que bote um perfume na água, flores naturais, isso sim. Esse tipo de oferenda é válido. [..] A mãe Iemanjá não quer nada de plástico, de isopor”, diz.

A época de celebrar a orixá rainha das águas também servirá para mostrar solidariedade. No dia 1º de fevereiro o Ilê Axé Reino de Oxum Epandá e Xapanã Jubeteí estará no Largo do Mercado Central de Pelotas com o Barco Solidário de Iemanjá. Das 10h às 18h um grupo de voluntários estará arrecadando doações de materiais escolares. O babalorixá Juliano Silva estará no local fazendo o bate folha e o barco também receberá oferendas.

Quem não puder passar pelo local também pode realizar uma doação através do Pix 01472547012 ou deixar os itens na rua Pedro Moacir, nº 228, sede do Ilê Axé Reino de Oxum Epandá e Xapanã Jubetei e Projeto Orumalé Sagrado Pelotas.

Após a arrecadação das doações e oferendas, o barco com a imagem de Iemanjá sairá em carreata pela rua Lobo da Costa, passando pelo entorno da Praça Coronel Pedro Osório, segue pela rua XV de Novembro até a rua Conde de Porto Alegre com a rua Almirante Barroso e segue em direção ao Quadrado.

Para a 92ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, três dias de programação especial foram planejados. As festividades terão início às 16h30 de sábado (28), com a Mateada e Oração do Rosário na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, na Colônia Z3. Em seguida, às 17h, a Procissão Motorizada com a imagem da Santa irá até a Matriz da Paróquia Santo Antônio, no Laranjal. No mesmo local também ocorrerá a Santa Missa, às 19h.

Neste domingo (29), a Matriz Sagrado Coração de Jesus, realizará um almoço paroquial, para arrecadar recursos necessários para as obras emergenciais da igreja. Segundo o pároco Wilson Fernandes, o valor arrecadado também será utilizado para repor itens furtados do local em três arrombamentos recentes. O almoço com galeto, arroz e salada de maionese terá um custo de R$ 35 e ocorrerá no Salão Paroquial da rua Gomes Carneiro, nº 1291, às 12h. Mais informações pelos contatos (53) 99703-3999, 3222-3678 ou (53) 98119-9495.

O tríduo terá início no mesmo dia, com missa na Capela do Valverde, às 19h. No dia 30, o ato litúrgico será na Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes. O fim do tríduo ocorre na Colônia Z3, às 19h30 no dia 31. A Colônia Z3 recebe ainda uma procissão luminosa no dia 1º de fevereiro.

A chegada da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, bem como a Santa Missa na Z3, ocorrem no dia 2, às 10h. Logo após, ao meio-dia, será servido um almoço com frutos do mar. Pela tarde, às 14h, ocorrerá a Oração do Rosário e a Procissão Lacustre às 15h.

No Porto, a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus realizará a sua Oração do Rosário, seguida pela procissão motorizada até a Z3 às 8h. A manhã do dia 2 também será marcada pela cerimônia de tombamento da Matriz como patrimônio do Rio Grande do Sul pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual (IPHAE). O templo já havia sido considerado um patrimônio do município.

A acolhida da imagem no Quadrado e procissão até a Matriz Sagrado Coração de Jesus serão feitas por volta das 18h, com a Santa Missa no encerramento. Na localidade Valverde, às 19h, fiéis podem acompanhar a Santa Missa, seguida pela Serenata para Maria e quermesse.

Rio Grande
Cerca de 200 mil pessoas são esperadas em mais um grande evento para a orixá na Praia do Cassino, em Rio Grande. Segundo Elis Cardoso, secretária da União Riograndina de Cultos Umbandistas e Afro-brasileiros (Urumi), há presenças confirmadas de municípios gaúchos como Frederico Westphalen, Santa Maria, Bagé e outros estados, como Santa Catarina.

A programação na maior praia do mundo terá início ainda em janeiro, e uma feira de artesanatos religiosos, na tenda nº 2 da Urumi nos dias 29, 30 e 31. No dia 1º de fevereiro, às 20h, terá apresentação do grupo de capoeira Zumbi dos Palmares, em frente ao Hotel Atlântico, logo após, às 20h45, os terreiros iniciam a concentração pré-caminhada, no mesmo local. O trajeto da Caminhada de Fé terá início às 21h30, com previsão de chegada para as 22h30.

A abertura oficial da Festa de Iemanjá será realizada ao fim da caminhada. A solenidade contará com a presença da presidência da Urumi e autoridades do município, além de personalidades religiosas. Em seguida, os presentes poderão contemplar a apresentação do grupo Kimbra Cia. de Dança, além de cantos e outras apresentações religiosas.

No segundo dia de homenagens à Iemanjá, haverá o encerramento da festa, que será marcada por uma Gira e o lançamento de um barco biodegradável ao mar.

Ainda em Rio Grande, mas em relação à Nossa Senhora dos Navegantes, a Diocese do Rio Grande divulgou que a Comunidade Católica do Bosque Silveira estará comemorando a sua 35ª edição da festa, com um tríduo de segunda-feira (30) a quarta (1º), às 18h. No dia 2 de fevereiro, haverá missa festiva às 9h, com procissão marítima às 10h30 e tainha assada delivery às 12h. A festa será encerrada às 19h com uma procissão luminosa.

Na Comunidade Católica do Lar Gaúcho, ligada à Paróquia do Bom Fim, ocorrerá a 36ª Festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes. O tríduo sob o tema “Maria do Sim: graça e missão”, vai de segunda (30) a quarta-feira (1º), às 19h. Mas o terceiro dia começa com uma procissão motorizada saindo da capela Nossa Senhora dos Navegantes até a Igreja do Bom Fim. De lá, segue uma procissão luminosa até a capela do Lar Gaúcho para a missa do último dia do tríduo. No dia 2 de fevereiro, a missa festiva será às 10h30, com almoço na comunidade às 12h.

Na recém-restaurada Comunidade Nossa Senhora da Conceição, localizada na Capilha, haverá uma missa festiva no dia 2 de fevereiro, às 16h, seguida de procissão às margens da lagoa com a imagem da santa.

São Lourenço do Sul
No município, os preparativos para a 42ª Festa de Iemanjá, que acontece na noite do dia 1º de fevereiro, e da 123ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada no dia 2, já começaram.

No dia 1º, a partir das 20h, acontecerá a procissão terrestre com a imagem de Iemanjá, que sairá da rua Riachuelo em direção ao monumento da imagem da Santa, na Praia da Barrinha, onde os fiéis prestarão homenagens e farão suas oferendas.

Conforme informações da presidente da Associação dos Cultos Afros (ACA), Yalorixá Clara de Oyá, a abertura oficial da celebração está prevista para acontecer às 21h no local.
No domingo (22), aconteceu a carreata de abertura da 123ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes com realização da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes. A comunidade e o carro de som responsável por fazer o anúncio da festividade percorreram toda a orla das praias da região. Posteriormente, foi realizada a missa festiva para o público na Igreja de Nossa Senhoras dos Navegantes.

Na segunda (23), foi o primeiro dia da novena da padroeira com animação da Comunidade Nossa Senhora de Fátima em conjunto com uma ação social e solidária, que busca arrecadar alimentos, e materiais de higiene, que serão doados para famílias carentes. Até o último dia da novena, na terça-feira (31), diferentes doações serão arrecadas, como açúcar, óleo, leite, massa, feijão, entre outros.

No sábado (28), a partir das 21h, terá bingo no salão da igreja após a missa, que acontece às 20h, e no dia 31, a procissão luminosa às 21h, posterior a missa, prevista para ser realizada no mesmo horário do sábado.

No dia 2, a festa contará com uma programação diversa: missa festiva campal, às 9h; procissão terrestre, fluvial e lacustre, às 10h30; almoço no salão da igreja com churrasco, frango, saladas, doces e bebidas, às 12h; show com a Banda Sul Brass, às 15h; e, por fim, baile no salão com Gilnei Ferreira, às 19h. Neste ano, a festa tem como festeiros os casais, Eder Soares Souza e Maíra Hax Mendes Souza, e Luciano Vargas e Letícia Neutzling.

Ambas festas têm apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC) e da Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI/CDL).

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome