Executivo de Pelotas vistoria obras

Trecho entre as ruas Ismael Simões Lopes e Frontino Vieira passa por revitalização (Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura de Pelotas)

A requalificação do canteiro central da avenida Duque de Caxias está em execução para organizar a mobilidade urbana na via ─ a principal do bairro Fragata. Para execução do projeto, o espaço foi dividido em quatro trechos. O lote 3, entre as ruas Ismael Simões Lopes e Frontino Vieira, no qual as intervenções estão em andamento, recebeu a visita da prefeita Paula Mascarenhas, no final da manhã desta terça-feira (23). O objetivo foi vistoriar e acompanhar a transformação programada para beneficiar o trânsito e a comunidade.

Um parque linear
“A Duque se tornará, efetivamente, um parque linear. Estamos revitalizando os canteiros, fazendo bolsões de estacionamento, para atender uma demanda de boa parte da avenida, essencialmente de atividade comercial, e oferecendo locais de lazer, com paisagismo, academias, playground. É o cuidado que o local precisa para se tornar mais acolhedor, atrativo e qualificado a toda a população”, explicou a prefeita.

As obras no canteiro central da avenida, sob responsabilidade do Município, contam com fiscalização da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Acompanhada pelo vice-prefeito, Idemar Barz, e pelo secretário Roberto Ramalho, a prefeita verificou, de perto, o desenvolvimento do projeto e as fases de execução. Depois de concluído o lote 3, as intervenções passarão para o 2, entre as ruas Ismael Simões Lopes e Carlos de Carvalho.

Em andamento
No trecho 3, equipes da MAC Engenharia Ltda, empresa que requalifica o canteiro central, estão trabalhando na compactação da base para asfaltamento do segundo bolsão de estacionamento ─ o primeiro está com a pavimentação concluída. Além disso, atuam nas obras civis dos bolsões 1 e 2, com a construção e reboco dos bancos.

O terceiro segmento contará com quatro bolsões de estacionamento, asfaltados e sinalizados, que vão gerar 269 vagas. Para carga e descarga, está prevista a disponibilização de quatro espaços específicos.

O canteiro central, entre Ismael Simões Lopes e Frontino Vieira, também será preparado para acolher a população em momentos de lazer, descanso, recreação, prática de exercícios físicos, estar e contemplação. Ganhará duas academias ao ar livre, além de quatro espaços com gramado e iluminação ornamental em LED. Playground, acessibilidade e mobiliário urbano (bancos e lixeiras) também constam no planejamento técnico, assim como arborização e jardinagem, com o plantio de 43 árvores e 39 arbustos.

Investimento e importância
O investimento é de aproximadamente R$ 4 milhões, com recursos oriundos do saldo do PAC Mobilidade Urbana. “A revitalização do canteiro, entre as avenidas Presidente João Goulart e Cidade de Lisboa, complementa a requalificação viária da avenida, cuja execução do projeto trouxe a duplicação do trecho até a BR-392, drenagem, meios-fios, passeios públicos, acessibilidade, pavimentação asfáltica e sinalização, melhorando a importante via de acesso à cidade”, detalha Ramalho.

Largo de Portugal
Antes de se dirigir ao Fragata, a prefeita Paula inspecionou as intervenções no Largo de Portugal, em fase de conclusão, e na avenida Saldanha Marinho, em prosseguimento.

Largo de Portugal (Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura de Pelotas)

“A avenida Saldanha Marinho e o Largo de Portugal são locais lindos, históricos, mas que nunca foram aproveitados pela população, porque não haviam sido qualificados, até então, para que se tornassem, de fato, espaços de lazer”, observou Paula Mascarenhas.

O Largo de Portugal passou por intervenções que o dotaram de infraestrutura aberta, própria para eventos públicos, como apresentações, festivais e outras outras opções, como estar, lazer, contemplação e recreação ─ iniciativas desenvolvidas em espaço amplo, ao ar livre.

A área recebeu drenagem pluvial, restauração do pavimento de mosaico de pedras portuguesas, levantamento do piso em frente da Estação Ferroviária, alargamento de passeios, acessibilidade, pavimentação asfáltica e sinalização, iluminação em LED, mobiliário urbano e bicicletários. Seguem os arremates finais, e falta o paisagismo.

Intervenção paisagística
Paula conversou com o secretário Ramalho e os responsáveis pela obra sobre a intervenção paisagística. Ele informou que a opção pelas palmeiras, que serão plantadas no local em breve, se dá em razão de ser uma árvore que não apresenta um crescimento exagerado da raiz, a exemplo de outras espécies, que acabam, com o passar dos anos, por danificar o calçamento de seu entorno.

O cerquite colocado em torno do Largo deverá ser mantido, mesmo após a conclusão da obra, para indicar que o local ainda não poderá ser frequentado, em função das medidas de isolamento social, adotadas para conter o avanço do novo coronavírus no município.

Saldanha Marinho
Na avenida Saldanha Marinho, o planejamento de requalificação inclui caminhos pavimentados no canteiro central; área de solar, com projeção da luz do sol sem sombras; alargamento de passeios, mobiliário urbano, iluminação em LED (nos postes e ornamental); acessibilidade; academia com aparelhos para adultos e terceira idade, além dos de recreação infantil; playground; abrigo de ônibus padrão; ciclofaixa, com ligação à rua Professor Araújo.

No projeto de repaginação do Largo de Portugal e da avenida Saldanha Marinho, também está incluída a rua Dom Pedro II, entre as ruas Professor Araújo e Almirante Barroso, cujas obras ficaram prontas. A verba aplicada nas três vias é de R$ 2,3 milhões, advindos do programa federal de Mobilidade Urbana e de contrapartida do Município. As intervenções estão a cargo da Construtora Pelotense.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome