Especial JTR: SEST SENAT oferece diversas atividades ao trabalhador do transporte

Unidade SEST SENAT em Pelotas (Foto: Carina Reis/JTR)

O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) busca atender trabalhadores do transporte e seus dependentes (cônjuges e filhos de até 21 anos) de forma plena, priorizando a qualidade de vida por meio da promoção da saúde e educação profissional.

Por isso, conforme o diretor Roger Lange, a entidade possui salas de aula com lousas digitais, laboratório de informática, ferramentas tecnológicas (como o simulador), para que o trabalhador possa adquirir conhecimento nas melhores condições e gratuitamente.

Diretor do SEST SENAT, Roger Lange (Foto: Carina Reis/JTR)

Conforme ele, uma das novidades foi a inserção do Programa de Aperfeiçoamento para a Eficiência Energética na entidade, com objetivo de promover a economia de combustível. “Com isso, estaremos utilizando melhor os recursos naturais e gerando menos resíduos para a natureza. O nosso foco inicial está sendo o setor de carga, mas começaremos a trabalhar em breve com setor de passageiros”, diz.

Além disso, um projeto-piloto iniciado no ano passado está em Pelotas, sendo oportunizada a chance de cobradores de ônibus se tornarem motoristas. De acordo com Lange, há uma tendência muito séria da profissão ser extinta. “Não podemos esperar o fato ocorrer para agir. O profissional motorista, neste momento, é necessário e uma realidade”, comenta.

Oportunidades de aperfeiçoamento profissional
Os cursos do SEST SENAT são realizados basicamente em três áreas: Trânsito, Transporte e Gestão. Há os cursos especializados, de atualização, bem como de noções básicas. Todos são gratuitos para o trabalhador do transporte, mediante comprovação, e com valores específicos à comunidade. Também há o formato Ensino a Distância (EaD) para aqueles que buscam mais conhecimentos, mas possuem pouco tempo para os estudos.

Simulador é utilizado em cursos de pequena duração (Foto: Carina Reis/JTR)

Dentre as novidades, está o curso “História de Pelotas e seu Potencial Turístico”, que atende a Prefeitura de Pelotas. A capacitação é direcionada aos taxistas e, conforme a coordenadora de Desenvolvimento Profissional, Lúcia Pereira, também pode ser feita pela comunidade, pois apresenta as peculiaridades que a região possui.

Ainda, a partir de agosto, começará a ser oferecido o curso de Recepcionista, no qual a entidade estará oportunizando mais um meio de aperfeiçoamento. Lúcia também destaca o simulador como grande ferramenta para os cursos oferecidos. “São simuladas várias situações que acontecem durante o trânsito”, comenta.

Com isso, geralmente são cursos de 8 horas, podendo ser simulados caminhões, carretas, ônibus em diversas situações climáticas e de avaria no veículo. “São turmas pequenas, de seis a sete alunos, para que possam participar mais vezes junto ao simulador”, diz o instrutor do SEST SENAT, Cléo Cardozo.

O motorista Valter Trindade Júnior atua na área há 10 anos, já realizou outros cursos na entidade e garante que todos são válidos na profissão, como a inserção do simulador. “É sempre bom estarmos renovando o conhecimento ou tendo mais experiências”, afirma.

Promoção de saúde,esporte e lazer
A entidade também possui atividades esportivas, como o grupo de caminhada e corrida, além de outros segmentos para todas as idades. Na saúde, são oferecidos atendimentos em nutrição, fisioterapia, psicologia e odontologia. Já para o lazer, há espaços como quiosques e quadras de esporte, auditório e salão de festas.

Dentre os serviços prestados na entidade, está a odontologia (Foto: Carina Reis/JTR)

Uma das atividades em destaque é a Orquestra Força Jovem, iniciada há três anos, em uma parceria com a Expresso Embaixador, que iniciou este projeto. Ainda, os Biscoitos Zezé e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) são parceiros da ação.

O objetivo é atender crianças e adolescentes de famílias de baixa condição econômica e financeira, principalmente filhos dos trabalhadores em transportes e transportadores de cargas.

Conforme a coordenadora de Promoção Social, Fabiana Jorge da Silva, neste ano, serão adquiridos novos instrumentos para a ação social. “À medida que as crianças vão se desenvolvendo no instrumento musical, elas vão comprando os próprios, mas elas são alfabetizadas e aprendem a usar o primeiro instrumento na entidade”, fala a coordenadora, ressaltando que muitos possuem vontade de seguir profissionalmente com a música.

Campanha Dia do Motorista
Iniciou na última segunda-feira (22) a campanha Dia do Motorista. Na oportunidade, são promovidas atividades em assistência odontológica, assistência fisioterápica, aferição de pressão arterial, teste de glicose, assistência nutricional, teste de visão e assistência psicológica.

Os próximos dias e locais são os seguintes: quinta-feira (25), na Rodoviária de Pelotas, na sexta (26), na Expresso Embaixador e no sábado (27), durante o almoço promovido pela Paróquia São Cristóvão no SEST SENAT. No dia 27, segundo Lange, a intenção é confraternizar com aqueles que trabalham e se esforçam pela melhoria do setor.

Informações
O SEST SENAT fica localizado na avenida Eng. Ildefonso Simões Lopes, 1206, Três Vendas. Para informações, estão disponíveis no site www.sestsenat.org.br/pelotas, e-mail [email protected] e telefone (53) 3284-1800.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome