Há 34 anos a Paróquia São Cristóvão abria suas portas, próxima à “Curva da Morte”, na avenida Fernando Osório, em Pelotas. O nome homenageia o padroeiro dos motoristas, peregrinos e viajantes, tendo em vista a missão da paróquia: “evangelizar e transformar o trânsito”.
Por 27 anos, o padre José dedicou-se a São Cristóvão e à comunidade local. Foi também o idealizador e o criador da festa em homenagem ao padroeiro: a Festa de São Cristóvão e do Motorista, que completa seu 34º aniversário. Tradicional na zona norte de Pelotas, este ano tem como tema “Com São Cristóvão construímos a casa da vida”.
Segundo o atual pároco, padre Jaime Souto, o objetivo é a construção da igreja como um lugar específico para promover a vida em nível de fraternidade. “Queremos construir esta casa da vida com segmento próprio, que são os motoristas e todos aqueles que se servem de veículos a motor, inclusive, mesmo não sendo veículo a motor, como as bicicletas, devido à grande quantidade de pessoas que usam tanto para se locomover quanto para seu exercício”, afirma.
Igual aos anos anteriores, cada categoria irá ser homenageada em uma noite do tríduo. Na primeira noite, na última terça-feira (23), foi dedicada a todos os taxistas, já na quarta-feira (24), foi a vez dos ciclistas e motociclistas receberem a bênção e homenagem. Já nesta quinta-feira (25), última noite, é pensada nas crianças da catequese, ocorre pela primeira vez uma corte infantil, onde elas também recebem as rosetas. “Nossa intenção é ter uma festa que congregue e inspire a participação na espiritualidade”, explica Souto.
E a programação segue no final de semana. No sábado (27), às 13h, ocorre o Almoço dos Motoristas, no Sest/Senat. Conforme o organizador e coordenador a cinco anos da Festa de São Cristóvão e do Motorista, Luiz Rubino Gallas, a festividade se consolidou na comunidade e segue sendo um sucesso. Ingressos estão disponíveis com os apoiadores. “Muitas famílias me comentam que não iam por achar que era algo só para motoristas, mas viram que é um almoço para a família”, comenta.

Já o domingo (28) é o dia mais movimentado na paróquia, que começa às 8h30 com a tradicional Procissão Motorizada em honra a São Cristóvão. O trajeto inicia na igreja, percorre a rua Marcílio Dias, passa pelas avenidas Bento Gonçalves, Duque de Caxias e Cidade de Lisboa e a BR-116, voltando à paróquia pela avenida Fernando Osório.
“Ano passado, cada motorista que participou da procissão ganhou terços para veículos, e este ano a ação se repetirá. Cerca de mil terços foram doados pela apóstola do terço Patrícia Penteado e todos virão com um tutorial de como rezar. A procissão fica entre 900 e 1 mil veículos que passam pela paróquia para receber a bênção. Nós vemos que a fé das pessoas que vêm até aqui é bem significativa, um pessoal bem devoto e isso nos motiva a estar sempre trabalhando para esta festa”, conta Souto.
Seguindo a programação do dia, após a procissão, haverá o tradicional almoço para a comunidade, no salão paroquial. O valor do ingresso é R$ 30 e pode ser adquirido com os organizadores e na secretaria. E para encerrar, às 19h, está marcada a Missa Festiva em honra a São Cristóvão, na paróquia, celebrada pelo pároco convidado Marcus Bicalho, da paróquia Operários de Cristo, acompanhado da banda Novo Momento.