Em mais uma tentativa de regularizar a situação que envolve a direção do Pop Center e os lojistas, na manhã de terça-feira (30) foi realizada uma videoconferência entre a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), vereadores e permissionários. A reunião teve como objetivo discutir o aluguel e a questão sanitária do local durante a pandemia do coronavírus.
Segundo uma vistoria do Comitê de Combate ao Coronavírus, os corredores do Pop Center possuem 1,8 metro de distância, o que já implica em confronto com os requisitos exigidos pelo Decreto 6281/2020 para reabertura do comércio. Além disso, os permissionários alegam que o local possui pouca ventilação e que o movimento está abaixo do esperado, o que não possibilita aos lojistas arcar com o valor do aluguel.
Nesse contexto, a videoconferência entre a prefeita, os vereadores Marcus Cunha (PDT), Fernanda Miranda (PSOL), Toninho (PSB), Ivan Duarte (PT), Enéias Clarindo (PSDB) e Marcola (PT), com a representante dos permissionários, Celeste Silva, buscou mecanismos para solucionar o impasse.
De acordo com Cunha, o resultado da reunião foi positivo, uma vez que a prefeita aceitou interceder em favor dos permissionários, encarregando o secretário Jacques Reydans “para que ele tente convencer o Concessionário a permitir que os permissionários coloquem suas bancas no estacionamento do Pop Center, durante a pandemia para evitar a proliferação do coronavírus”, explicou o vereador.
Além disso, a chefe do Executivo teria concordado que todas as portas do estabelecimento se mantivessem abertas, o que contribuiria na circulação de ar e segundo a assessoria da prefeitura, não é permitido que o Município empreste dinheiro aos cidadãos, ação caracterizada como inconstitucional. Sendo assim, a prefeita “ajudaria a ver linhas de crédito com os bancos para os permissionários”, esclareceu Cunha.
Diante disso, o gestor dos permissionários, Carlos Alberto Pujol, aguarda que as negociações corram de maneira positiva e que a situação se resolva em breve.