
A Prefeitura Municipal de Pelotas, junto ao Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa) promoveu, na manhã desta sexta-feira (28), uma Cãominhada pelas ruas do centro da cidade. A ação fez parte do Abril Laranja, mês de prevenção contra os maus-tratos aos animais.
O evento teve a participação da comunidade com pets de diversos portes. Dentre os cidadãos que estavam participando da descontraída atividade esteve Ana dos Santos, de 57 anos. Ela conta que seu patrão, dono do Golden Retriever Luigi, ficou sabendo da Cãominhada e pediu para que Ana levasse o cão para participar. Esta é a segunda vez que Luigi, de seis anos, participa do evento. E o animal é uma verdadeira sensação, sendo fotografado e acariciado por onde passava.

Além dos cãezinhos que já possuem um lar amoroso, a atividade também contou com os animais do Canil Municipal, com o objetivo de conscientizar e estimular a adoção. Brincalhões e espertos, eles também foram sucesso no evento e ganharam o carinho de quem passava por onde estava o grupo.

Os participantes partiram do Paço Municipal em direção ao Calçadão da Andrade Neves. Durante o trajeto, diversos pedestres pararam para questionar o motivo da ação e já receberam informações da Comupa.
Henrique Fetter, presidente do comitê, falou sobre o balanço das atividades desenvolvidas ao longo do mês. Desde o dia 5 de abril, data do lançamento da campanha no município, estão sendo desenvolvidas atividades para prevenir os maus-tratos aos animais.
Na primeira ação do mês, a iniciativa focou em trabalhar com as escolas, visando atingir o público infantil. “As escolas são os principais vetores dessa conscientização contra a crueldade animal, porque os alunos recebem toda essa conscientização e levam todos esses ensinamentos pra uma rede muito grande, pra casa, vizinhos e até corrigem as coisas erradas que eles percebem”, explica.

Fetter detalhou que foram promovidas diversas atividades nas escolas no decorrer de abril, além da blitz de conscientização realizada no dia 11, no largo do Mercado Central. Na ocasião, veículos que passavam pelo local foram adesivados como forma de demonstrar apoio à causa. “São várias ações pra conscientização contra os maus-tratos aos animais, mas acho que a mais importante delas mesmo é essa conscientização dentro das escolas que a gente tá fazendo, que é permanente. O abril laranja é apenas um reforço, porque a conscientização ocorre diariamente”, diz.
Mas ele ressalta que as ações não se atém apenas ao mês da campanha. “Nós temos um programa que é permanente, de conscientização, mas obviamente abril deu uma incentivada”, garante.
O mês de abril também chegou para reforçar os pedidos de colaboração com a Cãopanha do Augasalho, que busca arrecadar materiais para garantir o bem-estar dos cães e gatos sob cuidado do município. Segundo a prefeitura, os interessados podem contribuir com a doação de cobertores, edredons, lençóis, tapetes, tecido tipo soft a metro para a confecção de roupas pet ou cobertas, roupas pet (principalmente tamanhos G, GG e XG), moletons, blusões, camisetas de uso humano, colchões, colchonetes, camas pet, travesseiros, carpetes, brinquedos, potes de ração, peitorais e guias.