Com objetivo de homenagear as doceiras de Pelotas, fortalecer o setor e proteger o legado das iguarias tradicionais, além de tornar a data referência para a promoção de atividades relacionadas aos fomentos cultural e econômico, em 6 de junho é celebrado o Dia Municipal da Doceira.
A data comemorativa é instituída pela Lei 6.582/2018, de autoria do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), vereador à época. A lei foi assinada durante a Feira Nacional do Doce (Fenadoce), pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB).
O doce pelotense é considerado Patrimônio Imaterial, além de ser um dos principais atrativos da região, tornando Pelotas a sua capital nacional.
Devido à pandemia do novo coronavírus, a Fenadoce, foi adiada. Porém, as comemorações serão realizadas de uma forma diferente. A partir de segunda-feira (8), até o sábado (13), acontecerá a Semana do Doce de Pelotas, entre a rua Sete de Setembro, próximo ao Chafariz das Três Meninas, local onde será a futura Rua do Doce.
Conforme a Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, a comercialização seguirá todas as recomendações das autoridades sanitárias que o momento exige.