Devido à pandemia, Festa de São Cristóvão e do Motorista não será realizada em Pelotas

Atual pároco da São Cristóvão, padre Jaime Souto (Fotos: Adilson Cruz/JTR)

Fé, esperança e comemoração são atos e sentimentos que permeiam a realização da Festa de São Cristóvão e do Motorista da paróquia que carrega o nome do padroeiro e promove a programação festiva. Porém, de acordo com o padre Jaime Souto, devido à pandemia de coronavírus, as comemorações não serão promovidas neste ano.

No sábado (25), data em que são homenageados motoristas e o santo, a paróquia fará a missa solene em honra a São Cristóvão, às 18h, com convidados e membros da diretoria, conforme as medidas implementadas em decreto municipal para evitar contágio, respeitando o distanciamento interpessoal e não excedendo a capacidade de ocupação.

“É o momento de nós rezarmos e antecedermos por todos os motoristas, mas também por toda a situação, depositando em Deus a nossa esperança de ver a cura o mais rápido possível”, afirma o padre.

A tradicional procissão motorizada, promovida na manhã de domingo em diversas ruas de Pelotas, não ocorrerá neste ano. Normalmente, o trajeto inicia na igreja, percorre a rua Marcílio Dias, passa pelas avenidas Bento Gonçalves, Duque de Caxias e Cidade de Lisboa e a BR-116, voltando à paróquia pela avenida Fernando Osório, para abençoar milhares de motoristas que demonstram sua devoção sobre rodas, nos mais diversificados setores.

Segundo Souto, a suspensão foi decidida por entender que este momento também é de dificuldade financeira que implica em gastos pessoais com combustível e patrocínio, além de ser um modo de evitar aglomerações. “Vamos transferir para outra data, se for possível ainda neste ano”, enfatiza.

Ações solidárias
Para 2020, o tema escolhido foi “Com São Cristóvão aprendemos a ser solidários”. Dentre as ações feitas pelos integrantes da paróquia, está a entrega de cestas básicas para faxineiras desempregadas, sendo beneficiado também o Instituto de Menores Dom Antônio Zattera.

“Estamos semanalmente ajudando na distribuição de alimentos, cobertores e roupas. É muito grande o volume de solidariedade”, enfatiza Souto.

Sorteio em prol das pessoas em vulnerabilidade
Com objetivo de comprar alimentos para ajudar pessoas em vulnerabilidade social, estão sendo vendidos números de rifas, ao custo de R$ 5. O prêmio será um papiro emoldurado, oriundo do Egito, que retrata a Deusa da Agricultura daquele povo.

Papiro que retrata a Deusa da Agricultura é o prêmio de sorteio promovido pela paróquia

Interessados podem adquirir a rifa na secretaria da São Cristóvão, as quartas e sextas-feiras, à tarde, bem como nas missas aos sábados, às 18h, e domingos, às 9h30.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome