A Semana da Pátria de 2023 em Pelotas foi oficialmente aberta na sexta-feira (1º), com a chegada do Fogo Simbólico, no Altar da Pátria, no Parque Dom Antônio Zattera. O acendimento foi realizado pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB). Neste ano, celebra-se os 201 anos da independência do Brasil.
“A Semana da Pátria é um período especialmente dedicado aos nossos valores maiores. Que seja um momento de reflexão e união da nossa cidadania em torno desses valores, com ética e compromisso com o futuro do Brasil, além de união e força no povo brasileiro para construir um país cada vez mais justo para seus filhos a partir do nosso território, que é Pelotas”, defendeu a gestora.
O Fogo Simbólico ficará no local até o dia 7 de setembro, data da Independência do Brasil, quando ocorrerão os tradicionais desfiles na avenida Bento Gonçalves.
Também estiveram presentes no ato o vice-prefeito Idemar Barz (PSDB), o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), representando a Câmara Municipal, os secretários de Cultura, Paulo Pedrozo, de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e de Segurança Pública, José Apodi Dourado, o reitor do IFSul, Flávio Nunes, e outras autoridades civis e militares.