A Prefeitura de Pelotas, a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) e os representantes das entidades carnavalescas definiram as datas e o local dos desfiles do Carnaval de Pelotas 2023. A festa mais tradicional da cidade acontece nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro na avenida Juscelino Kubitschek. As escolas do Grupo Especial não irão desfilar nestes dias, quando se apresentarão na Passarela do Samba as bandas, blocos burlescos e escolas de samba mirim. O Grupo Especial realizará um desfile único em 17 de março.
A passarela será montada entre as ruas Doutor Cassiano e Barão de Butuí e as entidades carnavalescas devem se concentrar próximo ao Ginásio Municipal Karosso (rua Álvaro Chaves, 2000). A programação oficial e a venda de ingressos devem ser divulgadas na próxima semana pela Assecap.
Em razão da falta de patrocinadores, a Assecap encaminhou à prefeitura um documento solicitando a autorização para que parcela do aporte financeiro fosse utilizado para investimentos para a contratação da estrutura necessária para a realização do evento. As entidades concordaram em ceder 50% do valor, enquanto os outros 50% serão distribuídos entre as agremiações carnavalescas. Segundo o diretor de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura (Secult), André Muller o investimento da Prefeitura foi de R$ 350 mil, dividido em três parcelas, a primeira paga em dezembro de 2022.
Noite das Campeãs
A Noite das Campeãs, nome escolhido em homenagem às entidades que participarão do evento, acontecerá no dia 17 de março. O evento terá ingresso solidário, por meio de donativo e a participação das Escolas de Samba do Grupo Especial, Academia do Samba, General Telles e Unidos do Fragata, e as Duas Mirins, Ramirinho e Mocidade do Simões, apresentarem seus desfiles, em um formato reduzido, em virtude da adequação orçamentária.
Na próxima semana as cinco escolas farão a divulgação do local da passarela da Noite das Campeãs e toda a logística proposta.
Corte será escolhida no sábado
A nova corte do Carnaval de Pelotas será eleita no próximo sábado (21) a partir das 20h. O evento promovido pela Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) com o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas acontece na Associação Rural.
No total são 12 candidatas à Corte Adulta e oito para a Corte Mirim, ambas serão escolhidas por sete jurados. A noite marcará não só a eleição de rainhas e princesas nas modalidades Adulto e Mirim, como também o retorno oficial das Rainhas LGBTQIA + que após sete anos, voltam a participar oficialmente do carnaval de Pelotas. Pela primeira vez na história, a corte LGBTQIA + terá três rainhas, escolhidas e homenageadas pela organização do evento.