Ocorreu na quarta-feira (21) a primeira reunião da Câmara Técnica do Turismo e Sustentabilidade, na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em Pelotas. A Câmara faz parte das ações da Agência de Desenvolvimento Regional da Zona Sul, que foi lançada durante a 30ª Fenadoce.
O encontro, que foi comandado pela prefeita de Pelotas e presidente da Azonasul, Paula Mascarenhas (PSDB), contou com autoridades dos municípios e representantes do setor do turismo na região sul. A gestora de projetos do Sebrae, Jussara Argoud, foi apresentada como coordenadora da Câmara. “É uma região onde vale a pena investir, onde vale a pena viver, onde vale a pena conhecer. Acho que isso muito nós não temos dúvidas, a gente tem potencialidades das mais variadas aqui [na região sul]”, destacou Paula sobre a diversidade de ambientes turísticos e paisagens naturais.
A gestora explicou que a proposta da Agência é ser um espaço inicialmente leve, apesar de ter que cumprir certas formalidades, e que receba recursos que possibilitem fazer desenvolvimento prosperar. “O que a gente quer é trazer para o âmbito da Agência essas discussões que vocês já veem fazendo e, talvez aqui, essas discussões possam ter um caráter prático que possa abrir novas portas,” salientou Paula.
Na reunião, foi citado o roteiro Serra dos Tapes como exemplo de potencial turístico da zona sul. Atualmente, o roteiro inclui sete municípios e mais de 200 pequenos negócios. “É uma grande responsabilidade e resultado do trabalho que a gente vem fazendo. Não só meu, mas de todos você”, disse Jussara sobre o crescimento do turismo até o momento. A coordenadora falou ainda sobre os maiores desafios que o setor enfrente é a necessidade de melhora na infraestrutura e de novos recursos. E também reforçou que a importância de atrair o público para a região.
Agência de Desenvolvimento Regional da Zona Sul
A instituição é um lançamento impulsionado pela Azonasul com o intuito de atuar como um facilitador e fomentar as estratégias de desenvolvimento para a região sul do Estado. O trabalho será a partir da identificação de potencialidades e conciliação das lideranças de setores públicos e privados. Neste primeiro momento, estão sendo trabalhadas três Câmaras Técnicas: a primeira é a de Resiliência e Desenvolvimento, coordenada pelo coronel da Defesa Civil Márcio André Facin; Já a segunda é do Turismo e Sustentabilidade, e a terceira será sobre Setor Produtivo e Inovação, cuja reunião de apresentação da proposta ocorrerá ainda neste mês.
Confira: