Aprocapel trabalha em prol de caminhoneiros da região

Presidente Nelson Ricardo Seus Vergara fala sobre atuação da Aprocapel (Foto: Carina Reis/Arquivo/JTR)

No ano de 2019, a Associação dos Proprietários de Caminhões de Pelotas e Região (Aprocapel) completou uma década de trabalho em prol dos caminhoneiros. Com objetivo de auxiliar os profissionais que percorrem as estradas no dia a dia, a entidade oferta ajuda em casos de acidentes e roubos, por exemplo, sendo criado um fundo comum para socorro mútuo.

Com os anos, a Aprocapel foi além e passou a realizar compras associativas com autorização do governo federal. Assim, pneus, lonas e óleos lubrificantes são comprados de fábrica e vendidos aos associados. “Isso está trazendo um fôlego para quem é associado”, afirma o presidente Nelson Ricardo Seus Vergara.

Conforme ele, a Associação foi uma aposta que teve um resultado inesperado, pois houve uma crescente, sempre beneficiando a classe caminhoneira. Durante a trajetória da entidade, cerca de 200 acidentes foram atendidos, ofertando apoio e respaldo aos profissionais. “A Aprocapel, hoje, além de ter a confiança de todos os associados, tem uma solidez financeira bem grande e nosso associado não fica desamparado. Em média de 35 dias [após o acidente], ele está de volta ao mercado”, destaca.

De acordo com Vergara, mesmo neste momento de pandemia de coronavírus, o serviço prestado não parou, pois os caminhoneiros são considerados profissionais essenciais no cotidiano da sociedade. “Estamos tomando todos os cuidados que foram recomendados”, afirma.

Segundo o presidente, no mês de março, como parceira, a Associação participou junto ao Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/ Senat) e o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas do Extremo Sul (Setcesul) da campanha relacionada a entrega de marmitas e kits de higiene para os motoristas, sendo também uma oportunidade de realizar orientações sobre os cuidados diante da Covid-19.

Também, os associados da Aprocapel receberam máscaras de proteção. “Sempre estamos lembrando os motoristas de terem todos os cuidados, mesmo estando sozinhos no caminhão para não contrair a doença”, explica Vergara.

Atualmente, são 500 associados e, futuramente, novas vagas serão abertas, com número limitado. Os interessados podem ir à associação, localizada na rua Santiago Dantas, 58, bairro Três Vendas, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h. Para mais informações, o telefone disponível é (53) 3223-2576.

Projeto em andamento
Dentre os projetos da Aprocapel, está um estacionamento para caminhões, para que os veículos pesados não circularem dentro do município. De acordo com o presidente, foi adquirido um terreno de oito hectares na BR-116, a 800 metros do viaduto da avenida Fernando Osório. Entre os anos de 2020 e 2021, a associação estará investindo na criação de um pátio com estacionamento, em um primeiro momento, visando melhorar a qualidade de vida dos associados.

Temas que atingem o coditiano
A Associação também se envolve em temas que atingem os caminhoneiros por meio do Setcesul, como por exemplo, valores das praças de pedágio da região – com preços justos – e a duplicação da BR-116, essa considerada como um sonho antigo.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome