Parceria entre o Departamento de Ações Inclusivas, da Secretaria de Assistência Social (SAS), e a Escola de Cabeleireiros Edward proporcionou, nesta quinta-feira (30), mais uma ação para as pessoas em situação de rua, que estão abrigadas no Colégio Pelotense, durante o período de isolamento imposto pela pandemia do novo coronavírus. Foram oferecidos serviços de corte de cabelo e barba. A iniciativa repete-se em intervalos de 15 ou 20 dias, como forma de facilitar a higiene dos usuários.
O Colégio Pelotense é utilizado, desde abril, como abrigo às pessoas em situação de rua. Lá, podem dormir, receber quatro refeições diárias e passar o dia, se desejarem. Os quartos são separados para homens, mulheres e população LGBTQI+.
Para reduzir os riscos, os usuários passam por exames clínicos frequentes e, se apresentarem febre ou qualquer sintoma de síndrome gripal, são encaminhados para o serviço de saúde.
Interessados em fazer doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza para pessoas em situação de rua e demais famílias vulneráveis, podem entregar na SAS (rua Marechal Deodoro, 404), de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 17h. Caso a pessoa não tenha como se deslocar até lá, poderá usar o telefone (53) 3309-3600, para solicitar que recolham a doação, de acordo com a agenda de saídas da equipe da Secretaria.