A Unidade Pelotas da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) realiza nesta sexta-feira (7) a 9ª edição do seu tradicional Mocotó. O evento é a principal ação da Unidade para levantar recursos a serem revertidos em benefícios e serviços aos seus usuários.
Repetindo o êxito de edições anteriores, o Mocotó chega com todas as encomendas vendidas. “Sucesso total”, reconhece o coordenador da Aapecan Metade Sul, Fabiano Gerbaudo. Segundo ele a razão para mais uma edição bem-sucedida deve-se a duas receitas: a do próprio mocotó, feito pela equipe da Unidade – as cozinheiras Ivete Ferreira e Marta Krüger, além da nutricionista Jaqueline Dutra -, e a da união de funcionários, voluntários e usuários com a comunidade.
A maioria dos mantimentos foram doados. O que foi adquirido em açougues, supermercados e estabelecimentos afins ocorreu por meio de contribuição financeira. Para isso, a entidade contou novamente com a parceria do radialista Otávio Soares, do programa A super tarde, da Rádio Pelotense. Em várias edições o radialista solicitou contribuição dos seus ouvintes. Pediu, levou: em poucos dias a Aapecan já havia recebido valor suficiente para compra de dezenas de quilos de linguiça fina, mondongo, pata e tripa grossa, entre outros ingredientes.
A solidariedade agradece. Com o Mocotó, a Aapecan respira sem ajuda de aparelhos nos próximos meses. Assim, mantém o trabalho de apoio a usuários (pessoas com Câncer em situação de vulnerabilidade social) e seus familiares. Detalhe: gratuitamente.
Sobremesa
Apesar de o mocotó já estar com todos os pratos vendidos, nem por isso quem não fez sua reserva a tempo ficará alijado de ajudar da Aapecan. Numa parceria com a confeitaria Berola, uma das mais tradicionais de Pelotas, serão oferecidos doces de festa (quindim e beijo de alemão) a R$ 5 a embalagem, com quatro unidades. Há ainda opção de trufas, nos sabores coco e brigadeiro. A iguaria também foi doada à Aapecan pela doceira Josie Bandeira. Além de contribuinte, ela é filha do usuário Almori. Serão 100 unidades, cada uma no valor de R$ 2,50. “Sempre ajudo a Aapecan”, diz Josie, “Doo roupas, alimentos, o que posso, confio no trabalho da Aapecan porque sei o quanto é importante na vida de pessoas com Câncer, meu pai é prova disso.”
Sobre a Aapecan
A Unidade Pelotas da Aapecan foi inaugurada em outubro de 2005. É a segunda há mais tempo em funcionamento e a primeira, a partir de 2011, a contar com Casa de Apoio. Desde que abriu as portas já cadastrou 3.842 famílias. Hoje, o cadastro ativo soma 787 usuários, provenientes de Pelotas e de outros 13 municípios: São Lourenço do Sul, Turuçu, Arroio do Padre, Canguçu, Santana da Boa Vista, Morro Redondo, Capão do Leão, Piratini, Cerrito, Pedro Osório, Arroio Grande, Herval e Jaguarão. Oferece atendimento social, psicológico e assessoria jurídica. Benefícios como fraldas geriátricas, kits, dietas e suplementos alimentares, entre outros, são garantidos mediante avaliação da equipe do Serviço Social. Usuários hospedados na Casa de Apoio, alé ;m da acomodação, têm acesso a quatro refeições diárias e a transporte gratuito a hospitais e centros de tratamento oncológico.