
Em pronunciamento oficial pelas redes sociais, na manhã deste domingo (12), a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), emitiu mais um alerta à população em virtude da elevação das águas da Lagoa dos Patos e do canal São Gonçalo nas últimas horas.
Com o retorno da chuva, aliada a mudança dos ventos e o escoamento mais intenso das águas do Lago Guaíba, o nível do canal São Gonçalo aumentou para 2,80 metros na madrugada, chegando a 2,83 metros na última atualização, às 11h18. Essa é a maior medição desde o começo do evento climático, estando a cinco centímetros da marca atingida na enchente de 1941. Por sua vez, o nível da Lagoa dos Patos apresenta dificuldade para medição por conta do transbordo no Laranjal. O escoamento da água pelas ruas dá uma falsa impressão de diminuição dos níveis pela régua do trapiche do Balneário Valverde.
Paula apresentou um novo mapa com as áreas mais críticas por conta do avanço da lâmina de água. De acordo com a gestora, as pessoas que moram nas localidades sinalizadas nas cores vermelho e, principalmente, roxo devem deixar suas casas imediatamente. “Estamos chegando numa situação mais crítica, mais urgente. não quero criar pânico, mas preciso trazer a situação”, disse a prefeita. “A água vai chegar a lugares que nunca foram atingidos antes”, ressaltou.
O nível máximo apresentado no mapa é de 2,98 metros em áreas roxas. Considerando o rompimento do dique, que está na cota 3,50 metros, o roxo seria o pior cenário e o laranja com as lâminas de água mais rasas.
Confira os locais:
- Vila da Palha
- Cruzeiro
- Umuharama
- Charqueadas
- Doquinhas
- Mário Meneghetti
- Estrada do Engenho
- Mauá
- Quadrado
- Lagos do São Gonçalo
- Doquinhas
- Parque Una
- Ambrósio Perret
- Ceval
- Balsa
- Fátima
- Navegantes
- Simões Lopes (fundos)
- Recanto de Portugal
- Laranjal (Santo Antônio e Valverde)
- Pontal da Barra
- Colônia Z3
- Marina Ilha Verde
- Village Center JK
- Pântano
A Prefeitura explica sobre as áreas cinzas, como o Parque Una. “A região que hoje é Parque Una foi aterrada depois do ano de 2015, mesmo ano da topografia utilizada para a delimitação das áreas de inundação. Visto que não há uma precisão, o Parque não foi apresentado detalhadamente dentro do mapa. Com o aterramento do Parque, a altura da área ficou a mesma do Shopping de Pelotas, ou seja, vai apresentar o mesmo comportamento que aquele local. Já na avenida São Francisco que Paula, que dá acesso ao Una, há possibilidade da lâmina de água chegar a 1,10m, isolando a área”, disse em nota.
*Acesse o link do mapa AQUI!

Um estudo de professores e técnicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que atuam na Sala de Situação no 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (9°BIMtz) junto ao Executivo Municipal e forças de segurança e de resgate, aponta que o pico do escoamento em maior volume das águas do Guaíba pela Lagoa dos Patos até Pelotas ocorrerá entre segunda (13) e quarta-feira (15).
Em São Lourenço do Sul, a coloração escura da lagoa já indica que a mancha de inundação começa a atingir a região, segundo a Defesa Civil regional. “Estamos chegando em uma situação crítica”, sublinhou Paula.
Por conta desta previsão, a prefeita reforça o pedido para que as comunidades das áreas citadas procurem locais seguros, como forma de prevenção, e não esperem a água invadir seus domicílios. “O importante é preservar as nossas vidas”, reforçou a gestora. A orientação é separar documentos, algumas roupas e os itens de higiene pessoal, e procurar a casa de familiares e amigos ou os abrigos municipais. Para acessá-los, basca ligar para o 153 da Defesa Civil. A gestora também pediu para que a comunidade leve junto os animais de estimação, não deixando nenhuma vida para trás durante o processo de desocupação.
O Corpo de Bombeiros estabeleceu uma nova forma de comunicação com pessoas em áreas alagadas:
- Utilizar uma peça de roupa ou tecido azul para sinalizar segurança e desejo de permanecer em casa;
- Utilizar uma peça de roupa ou tecido vermelho para sinalizar perigo ou a necessidade de resgate.
Em caso de urgência, ligue: 153 da Defesa Civil, 190 da Brigada Militar ou 193 do Corpo de Bombeiros.
Abrigos públicos
- Salão paroquial João Paulo II, Colônia Z3;
- Escola Estadual Edmar Fetter, na Rua Cinco, 100, Laranjal;
- Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF), na Rua Luís de Camões, 625, Três Vendas;
- Ginásio da antiga AABB, agora da UFPel, na rua Alberto Rosa, 580, Centro;
- Terezinha Futebol Clube, R. Santo Antônio, 86 – Três Vendas;
- Cenáculo, Av. Dom Joaquim, 1618, Três Vendas (para famílias atípicas);
- CAVG, Av. Ildefonso Simões Lopes, 2791, Três Vendas;
- Abrigados: 683 pessoas