9ª Procissão ao Pai Bará acontece nesta quinta-feira (13) em Pelotas

A data passou a ser celebrada no município por meio da Lei 7.025, sancionada pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) em 12 de maio de 2022. (Foto: Divulgação/Pai Juliano de Oxum)

Acontecerá, nesta quinta-feira (13), a 9ª Procissão ao Pai Bará no Mercado Central de Pelotas. As festividades do Dia Municipal do Orixá Bará ocorrerão das 9h às 21h. A organização é do Ilê Axé Reino de Oxum Epandá e Xapaña Jubetei. Mais informações podem ser adquiridas com o Pai Juliano de Oxum pelo telefone (53) 99145-0847.

Nas religiões de matriz africana, o orixá Bará é o princípio de movimento e interligação, sendo também o mensageiro dos orixás. Ele é dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos. Suas saudações, obrigações e cortes, devem sempre ser feitos em primeiro lugar. Pode ser o mais benevolente dos orixás se é tratado com consideração e generosidade.

A data passou a ser celebrada no município por meio da Lei 7.025, sancionada pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) em 12 de maio de 2022. O vereador Paulo Coitinho (Cidadania) foi o autor do dispositivo.

Contudo, o centro do prédio do Mercado Central é dedicado ao Bará desde 2021, através de uma iniciativa do Conselho Municipal de Povo de Terreiro, que adesivou uma imagem referente às religiões de matrizes africanas e afrodiaspóricas na encruzilhada do local.

Confira a programação oficial:

9h: Abertura oficial da Campanha Solidária Bará do Mercado;

10h: Arrecadação Solidária e Bate Folhas;

14h30: Apresentação do grupo de capoeira Povo que Ginga – Mestre Jarrão;

15h30: Palestra com a diretora de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (SMCEJ) de Alvorada, Jacqueline Navarro, sobre como o município distribuiu os recursos da Lei Paulo Gustavo e como os Povos de Terreiro, Comunidades Tradicionais e setor da Cultura podem acessar os repasses da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

16h30: Palestra com o tenente-coronel da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Márcio Leandro Silva da Silva, sobre a atuação do Poder Público nas comunidades tradicionais e Povos de Terreiro.

17h45: Concentração para a procissão ao Pai Bará na rua Andrades Neves, esquina com a rua Marechal Floriano;

18h45: Saída da procissão com destino ao Mercado Central;

19h30: Chegada da procissão ao Mercado Central e apresentação do grupo Afropel;

20h: Falas das autoridades presentes;

20h30: Entrega de homenagens;

Local: Pátio Mestra Grió Shirley Amaro.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome