8ª Procissão ao Pai Bará terá arrecadação de alimentos e inauguração de espaço cultural em Pelotas

O Mercado Central de Pelotas. (Foto: Marcel Ávila)

O Ilê Axé Reino de Oxum Epandá e Xapaña Jubetei realizará, nesta terça-feira (13), diversas atividades culturais e solidárias, como uma campanha de arrecadação de alimentos. Os itens podem ser entregues no Pátio Mestra Griô Sirley Amaro, no Mercado Central, das 9h às 20h.

A meta de arrecadação é de duas toneladas de alimentos não-perecíveis. Além da arrecadação dos alimentos, o evento terá a inauguração do Espaço Cultural Afro Marlene Carvalho, localizado no Museu Histórico da Bibliotheca Pública, que ocorrerá às 15h.

Ainda será realizada uma cerimônia para o recebimento dos certificados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) referente ao mapeamento dos terreiros pelotenses.

Confira a programação

9h – Início da Campanha Solidária de Arrecadação de Alimentos – (Pátio Mestra Griô Sirley Amaro)

15h – Inauguração Espaço Cultural Afro Marlene Carvalho, localizado no Museu Histórico da Bibliotheca Pública

16h às 18h30 – Cerimônia de entrega dos certificados do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) às Casas de Religião de Matriz Africana que participaram do Mapeamento e Roda de conversas sobre políticas patrimoniais e os resultados dessa Ação de Identificação de bens culturais relacionados aos povos e comunidades de matriz africana em Pelotas.

18h30 – Saída da Procissão, da rua Andrades Neves, esquina Marechal Floriano, com destino ao Mercado Central de Pelotas

19h – Apresentação do Grupo Afropel Caoju

19h10 – Lançamento da 2° Edição do Cartão Postal Turístico do Adesivo Demarcatório das Religiões de Matriz Africana e Afrodiaspòrica em Reverência ao Orixá Bará.

19h30 Fala das Autoridades Religiosas e Civis presentes 2

20h – Encerramento com entrega das homenagens