O Ruas de Lazer, projeto criado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), está se preparando para mais um ano de programações pela cidade. E em 2023 a iniciativa garante novidades.
Segundo Fernanda Figueira, coordenadora da comunicação da ação, o projeto surgiu no ano de 2021, sob coordenação do professor Inácio Crochemore, com o objetivo de fechar uma rua da cidade para possibilitar a prática de atividades de lazer. “Em 2021 foram realizadas diversas reuniões, várias delas online. Considerando que na época vivíamos um momento ainda muito instável da pandemia, com risco de aumento no número de casos de Covid-19, não nos sentimos seguros para promover um evento que chamasse as pessoas para a rua e para interagir de forma mais próxima. Então, o Ruas de Lazer teve que esperar”, conta.
Já em 2022, com a flexibilização dos protocolos estabelecidos pela pandemia, o projeto pôde ser finalmente colocado em prática. Com o evento sendo programado e a parceria com a Prefeitura de Pelotas estabelecida, os organizadores da iniciativa começaram a convidar outros projetos de extensão da UFPel para participar da programação.
“Os projetos da Escola Superior de Educação Física (ESEF) como o Basquete, o Tênis de Mesa, o Mini Handebol, o PET ESEF, Projeto Carinho, entre outros, toparam estar na rua conosco, bem como a Barraca da Saúde e os projetos da Prefeitura, como o Vida Ativa com as aulas de ritmos e os brinquedos infláveis. Os expositores também foram chamados para estar no evento com a ideia de trazer mais público para o evento”, relembra Fernanda.
Após a conclusão dos preparativos, no dia 24 de abril a primeira edição do Ruas de Lazer foi realizada, na avenida Juscelino Kubitschek, com direito à rua lotada. “Nesta edição nós tivemos um palco com diversas atrações graças à parceria com a Secretaria de Cultura, que assim como a SMED (Secretaria Municipal de Educação e Desporto) e todas as demais Secretarias sempre foram e continuam sendo nossos parceiros”, detalha.
Novidades para o ano
Visando aproximar o evento que costuma acontecer na área central da cidade, a Pró-Reitoria de Extensão e Culturas, através do Fórum Social, estabeleceu contato com as lideranças locais para levar o Ruas de Lazer aos bairros, descentralizando a iniciativa.
“Então, a partir da reunião do Fórum Social no dia 28 de março, estabelecemos o contato com as lideranças. O planejamento ainda está em fase inicial, não temos datas e locais confirmados, mas temos a certeza de que vamos fazer todo o esforço necessário para que esse objetivo saia do papel”, garante.
Neste mês, no dia 4 de abril, o grupo responsável pela organização do projeto participou de uma reunião com a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), apresentando o balanço das ações de 2022 e reforçando a parceria com o Executivo. A 8ª edição do Ruas de Lazer deve acontecer no dia 7 de maio, das 10h às 17h, na avenida Juscelino Kubitschek. O evento já confirmou a participação do programa Vida Ativa, com aula de ritmos, taekwondo e brinquedos infláveis, além do Van Sest Senat e Escolinha de Trânsito. Em caso de instabilidade no tempo, a ação será transferida para o fim de semana seguinte.