A Universidade Federal de Pelotas se manifestou sobre a presença de suposta mensagem de cunho político nas provas da segunda etapa do Programa de Avaliação da Vida Escolar da UFPel (PAVE/UFPel), que foram aplicadas no sábado (5). Devido à pandemia, alunos do Ensino Médio da rede publica e privada de Pelotas e Região realizaram o processo seletivo apenas agora.
Ainda no sábado, imagens do cabeçalho da prova viralizaram nas redes sociais, isso porque em meio as instruções, letras destacadas em negrito formaram a frase “Fora Bolsonaro”. Nesta segunda-feira (06), a Universidade lançou uma nota informando que a Administração identificou a formatação de caracteres em negrito compondo mensagem de cunho político e que a autoria da iniciativa já foi identificada.
A Universidade afirmou ainda que não há indícios de ofensa à integridade da prova e que já foi instaurado processo administrativo destinado à plena apuração dos fatos e responsabilidades. O processo seletivo avalia os candidatos ao final de cada ano do Ensino Médio e destina pelo menos 80% das vagas para estudantes de Escolas Públicas.
“A autoria da iniciativa já foi identificada”…
Tem que tornar público o nome do “autor” e punir exemplarmente, para que essa militância desenfreada que atua nos bastidores das universidades públicas acabe..