Projeto de alunos da Faculdade Senac Pelotas ganha prêmio em Porto Alegre

Alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas desenvolveram o aplicativo Diabetly. (Foto: Roberto Ribeiro/JTR)

Um projeto de aplicativo desenvolvido por alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac Pelotas conquistou o 1º lugar no Experience Senac 2022, evento promovido pelo Senac RS na sede da Fecomércio RS, dias 17 e 18 deste mês, em Porto Alegre.

A ferramenta denominada Diabetly, apresentada pelos estudantes Verônica Schiller, 20 anos, e Pedro Jardel Zago Lima, 24, com orientação do professor Pablo De Chiori Rosa, foi a vencedora entre 33 iniciativas desenvolvidas por alunos das unidades da rede no Estado, entre escolas e as duas faculdades – localizadas em Pelotas e na capital. Além do apelo social ligado à área da Saúde por facilitar o tratamento da diabetes junto a médicos e pacientes, o Diabetly foi reconhecido pela capacidade de inovação, importância e condições de viabilidade. Além de troféu, o prêmio rendeu aos idealizadores R$ 5 mil e um programa de mentoria no LAB Fecomércio-RS.

O app começou a ser desenvolvido na Faculdade Senac Pelotas no segundo semestre do curso junto à disciplina UX-UI (User Experience e User Interface), cadeira ministrada pelo professor De Chiaro, para mapear a formatação visual do app. A idealização, no entanto, começou muito antes. Verônica, uma das autoras do projeto, sofre de diabetes tipo 1 (quando o pâncreas não produz insulina) desde a infância. Tinha cinco anos de idade quando a doença foi descoberta. Desde então se trata em Porto Alegre, no Instituto da Criança com Diabetes (ICD), onde, ao lado de Zago, já apresentou a proposta.

Estudantes e o professor orientador receberam a premiação em Porto Alegre. (Foto: Divulgação)

Ela conta que sempre a incomodou a dificuldade diária de armazenar informações e coletar dados durante o tratamento. “Fui pescando as dores dos médicos e a minha própria e fomos esquematizando o aplicativo”, afirma. O app irá compilar o histórico de alimentação do paciente, taxas de glicose, quantidade de insulina, entre outras informações úteis tanto para médicos como para pacientes.

Dentre os recursos previstos no aplicativo, o profissional da saúde poderá acompanhar em tempo real sua lista de pacientes e analisar cada caso. Solução que abre possibilidade para orientar o paciente, dar feedbacks, prevenir doenças correlatas e sugerir alterações no tratamento. Uma barra de avisos também vai constar no app, além de incentivos na forma de troféus e insígnias para casos em que o paciente obedecer a trilha de refeição ou simplesmente dar continuidade ao que está prescrito pelo profissional de saúde.

O app ainda não tem data prevista para ser lançado no mercado. A partir do ano que vem vai passar por desenvolvimento do software. Mas o caminho já começou a ser trilhado. “Sempre quis colaborar de alguma forma como gratidão por tudo o que fizeram por mim. Como não tenho estômago para a Medicina, vai pela via da tecnologia”, disse. 

Repercussão

“Para nossa faculdade é fantástico”, anima-se o orientador. Para o professor Pablo De Chiara Rosa, o prêmio não deixa dúvidas de que é um reconhecimento “a um grande projeto em mãos – sempre disse isso a eles”, completa. “Surgiu literalmente da dor da Verônica essa solução, isso é fantástico.”

De Chiara ressalta também que para a Faculdade Senac Pelotas a premiação tem um peso enorme: “Nasceu dentro de uma disciplina, foi fomentado em outras, tem um peso enorme para a nossa faculdade de tecnologia”.

Faculdade Senac

Com 18 anos de existência no município, a Faculdade Senac Pelotas é a segunda instituição em nível superior do Serviço Nacional do Comércio (Senac RS) em funcionamento no Estado. A primeira está localizada na capital.

Oferece nove cursos de graduação na área de tecnologia e gestão – a saber: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados e Inteligência Analítica, Defesa Cibernética, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Processos Gerenciais, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.

Na pós-graduação, com prazo para solicitação de ingresso até o dia 8 de maio, a unidade dispõe de cursos de MBA Computação em Nuvem, MBA em Gestão de Negócios Inovadores e Startups, MBA em Gestão Eventos de Inovação, MBA em Design e User Experience, MBA em Liderança, Inovação e Gestão de Equipes, MBA em Marketing Digital, MBA em Moda, Mercado e Inovação, MBA em Gestão do Varejo, Especialização Cybersecurity, Especialização em DevOps, Especialização em Mobile, Especialização em Engenharia de Software, Especialização em Jogos Digitais, Especialização em Inteligência de Mercado, Ciência de Dados, MBA em Liderança, Inovação e Gestão de Equipes e MBA em Análise de Mercado e Ciência de Dados.

Para o vestibular 2023/1 da graduação, que pode ser solicitado até 6 de março, sem custos, serão abertas 160 vagas. Outras formas de ingresso são pelo Enem (média mínima de 450 pontos), por transferência e porte de título em nível superior.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome