Prefeita conhece pátio naturalizado na Emei José Lins do Rego em Pelotas

É o sexto espaço entregue pelo Município em escolas da rede infantil, que conta com brinquedos interativos não estruturados, elementos da natureza e horta para os alunos. (Foto: Gustavo Vara)

A prefeita Paula Mascarenhas conheceu, nesta segunda-feira (27), o sexto pátio naturalizado na rede municipal de ensino de Pelotas. Dessa vez, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) José Lins do Rego, localizada no bairro Cruzeiro, inaugurou o espaço com brinquedos interativos não estruturados, elementos da natureza e materiais diversos, além de uma horta onde os alunos plantaram.

“Se ainda há dúvidas se os pátios naturalizados valem a pena, basta olhar para as crianças e ver o quanto se divertem nesses espaços, pois eles são jogos que as desafiam e propõem que elas se aventurem, inventem e criem. São um convite à fantasia e à criatividade e nós acreditamos que isso contribui para o desenvolvimento pedagógico e para que possam aprender brincando”, afirmou a gestora.

Ao lado de professores e funcionários da Emei, a chefe do Executivo participou da atividade e plantou na horta com todos os estudantes. A Oficina de Bons Tratos e outros animais da Secretaria de Qualidade Ambiental estiveram presentes, bem como o grupo musical Gambano e os Aventureiros Ambientais.

Com o conceito de desemparedamento, a área tem como objetivo promover o desenvolvimento infantil e incentivar a aprendizagem fora de aula, de forma a fomentar a interação das crianças com a natureza. Os brinquedos não estruturados são criados com materiais naturalizados, a maioria construída com descartes de podas, como tocos e galhos de árvores, além de elementos da natureza e itens diversos, como cestos.

Para o educandário e os 144 que lá estudam, o pátio naturalizado representa uma transformação, segundo a diretora Juliana Tugne. Desde 2022, a Emei já estava no processo de construção do espaço, com práticas e formação dos professores para quando fossem contemplados. O trabalho voltado à conscientização ambiental já é realizado, a fim de proporcionar aos pequenos o desenvolvimento integral e contato com a natureza, e os materiais, inclusive, foram arrecadados juntos à comunidade escolar.

Acompanharam a entrega os secretários de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, e de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e a coordenadora pedagógica da pasta, responsável por coordenar a articulação dos pátios naturalizados nas escolas de educação infantil, Jaqueline Camargo.

Conheça as outras escolas que possuem pátios naturalizados

Emei Jacema Rodrigues Prestes – Arco-Íris

Emei Lobo da Costa – Pestano

Emei Lídia Magliani – Sítio Floresta

Emei Vinícius de Moraes – Jardim Europa

Emei Monteiro Lobato – Simões Lopes

 

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome