Pelotas: Prefeitura distribui 33 mil kits de alimentação aos alunos da rede municipal

Kits contam com arroz, feijão, sal, óleo, atum em lata, bolacha e leite. (Foto: Michel Corvello/Prefeitura de Pelotas)
A Prefeitura de Pelotas deu início esta semana à distribuição de 33 mil kits de alimentação escolar destinados a todos os alunos da rede municipal de ensino. Entre segunda (19) e terça-feira (20) foram entregues 3.480 kits para as escolas da zona rural e Laranjal. A distribuição dos alimentos aos alunos matriculados será realizada pela direção das escolas, que farão contato com cada família para retirada das cestas.
Os kits contendo arroz, feijão, sal, óleo, atum em lata, bolacha e leite foram adquiridos por meio de licitação com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Cerca de R$ 1milhão foram investidos na compra desses alimentos em substituição à merenda escolar.
A primeira remessa de alimentos foi entregue pela empresa vencedora da licitação, Mesa Sul, ao setor de alimentação escolar da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) na última quinta-feira (15), contendo 3,7 mil kits. A logística de aquisição está organizada para que os produtos sejam entregues todas as semanas à Smed para que possam ser armazenadas por pouco tempo até a entrega às escolas e, em seguida, cheguem ao destino final, que são as casas dos 33 mil alunos beneficiados. A previsão é de finalizar as entregas até setembro deste ano.
Além das escolas municipais (de educação infantil e ensino fundamental), as instituições filantrópicas e assistenciais atendidas pelo PNAE/FNDE também receberão os alimentos para distribuição aos alunos.
A secretária Adriane Silveira enfatizou que esta aquisição de alimentos trata-se da continuidade de atendimento às famílias dos alunos da rede com alimentação. “A pandemia de Covid-19 ressaltou a importância do Programa Nacional de Alimentação Escolar para garantia do direito à alimentação adequada e saudável dos alunos da rede municipal de ensino. E, nesse contexto, a continuidade e ampliação da distribuição de kits de alimentação escolar contribuirá para a segurança alimentar e nutricional dos estudantes e de suas famílias”, esclareceu.
Atendimento aos vulneráveis
As famílias mais vulneráveis de alunos da rede municipal já estão sendo atendidas, semanalmente, com alimentos hortifrutigranjeiros da agricultura familiar, adquiridas com recursos do PNAE. A distribuição ocorreu até esta semana. Novo processo de aquisição foi aberto para dar sequencia as entregas, que ainda não tem data definida.
Em 2021, a distribuição às famílias dos estudantes necessitados começou em janeiro com o estoque de alimentos das despensas das escolas, depois com os produtos do setor de alimentação escolar da Smed.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome