
Iniciando as comemorações de 100 anos do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ), foi inaugurada, nesta quinta-feira (2), a Escola de Educação Infantil que leva o nome do instituto. A cerimônia contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) e do arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, para o ato de assinatura do Termo de Colaboração 001/2023 entre o município de Pelotas e Mitra Arquidiocesana de Pelotas, que aconteceu em frente ao Educandário. O ato ainda teve desenlace da fita inaugural e inauguração da placa.
O termo de colaboração pactuado entre a prefeitura de Pelotas e a Mitra Arquidiocesana de Pelotas tem por finalidade a união de esforços para realização de serviços educacionais na etapa de educação infantil, possibilitando a ampliação do serviço com a oferta de 110 vagas na educação infantil e no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera. As vagas destinadas a crianças com até cinco anos e 11 meses.
O presidente do Instituto de Menores, padre Marcus Bicalho Pinto Rodrigues, conta que no IMDAZ, o dia foi de ação de graças e de agradecer a Deus constantemente pelos milagres que acontecem no instituto. “Hoje é dia de agradecer primeiramente a Deus, pois ele pega as nossas dificuldades e incapacidades, e as transforma em milagres, como vemos não só neste prédio, mas em muitas outras coisas que acontecem neste instituto”, contou o padre, emocionado.
Ele também agradeceu a todos os presentes, especialmente ao arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Pelotas, Dom Jacinto Bergmam. “Queria agradecê-lo por ser corajoso, pois me recebeste aqui em 2017 e, no primeiro dia, me deu uma lista com três coisas que eu deveria trabalhar aqui na diocese para ajudá-los: a casa rural, Guadalupe e o Instituto de Menores”, disse. Ele conta ser visível todas as coisas boas que aconteceram ao longo dos anos e afirma que o trabalho não deve parar. “Creio que aos pouquinhos, com a ajuda de tanta gente, a gente vai atendendo a expectativa que Dom Jacinto depositou em fevereiro de 2017”.
Líder do governo na Câmara Municipal de Pelotas, o vereador Marcos Ferreira (União) destacou a importância desse dia para todos que querem um futuro melhor para o município através da educação. “Nós, durante a nossa vida, sempre buscamos fazer o bem sem ver a quem, e vemos que o Instituto de Menores trabalha muito bem com essa missão de ser transformador na nossa cidade”, disse.
A importância do instituto pôde ser vista através dos sorrisos e da música tocada pela banda Notas de Esperança, formada por alunos da instituição e coordenada pelo maestro Sérgio Guimarães, que se apresentou na cerimônia. “Eles acabaram de voltar das férias, tivemos tempo de fazer um ensaio só, mas mesmo assim, eles tocam lindamente, e o maior responsável por isso é o amor que eles têm pela música, pelo instrumento e pelo instituto”, pontuou.
Em sua fala, Dom Jacinto Bergmann, contou sobre a conversa que teve com uma das meninas do instituto, que pediu para que ele pesquisasse no google o que era um enxame de abelhas, que seria um exemplo de trabalho em conjunto. “Olhar para um enxame de abelhas é para o instituto, onde trabalhamos juntos, como um verdadeiro enxame de abelhas”, afirmou.
A prefeita, por sua vez, ressaltou a importância da parceria, para que mais crianças sejam acolhidas na educação infantil. “Sabemos o quanto é importante termos um estímulo na primeira infância, os primeiros anos de vida de uma pessoa são os mais importantes, que deixam marcas mais duradouras e definem a vida adulta, então que as crianças possam nesses primeiros anos de vida estar em uma escola bonita, como esta aqui hoje, qualificada e construída com todo o carinho”, disse.
O grande objetivo, conforme Paula, é seguir requalificando as escolhas de educação infantil, construindo novas e aumentando o número de vagas. “Nós não conseguimos oferecer vagas para todas as crianças a partir do nascimento, garantimos vagas a partir dos 4 anos, mas de 0 a 3 anos ainda é uma luta, um desafio para nós, mas com essas 110 vagas ofertadas, nós já vamos diminuir esse déficit em quase 10%, o que é muito significativo”, apontou.
A chefe do Executivo pelotense também destacou a expectativa e empenho para que ainda esse ano, sejam feitas compra de vagas para alunos e haja a diminuição do déficit. “Eu estou comprometida com a secretária, comprometida com todo o governo, com a nossa equipe, vereadores, e com vocês, mas sobretudo, com a sociedade pelotense, para juntos sermos abelhas, como disse o Dom Jacinto, pois precisamos estar cada vez mais unidos e fortes construindo o futuro que Pelotas merece”, concluiu.
No encerramento, a diretora do IMDAZ, Patrícia Frank, entregou uma camiseta da Escola de Educação Infantil Dom Antônio Zattera para a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas.
Logo após, para o ato de inauguração da Escola de Educação Infantil, as autoridades se deslocaram até a porta de entrada do Educandário para o desenlace da fita Inaugural e inauguração da placa.