Mestranda da UFPel faz pesquisa sobre interação de crianças com cães coterapeutas durante leituras

Crianças realizaram leituras com cães coterapeutas (Foto: Divulgação)

Com objetivo de conhecer as percepções das crianças acerca da leitura mediada por cães coterapeutas, a acadêmica Magda Eliete Lamas Nino defendeu, no dia 4 de novembro, a dissertação “Educação Assistida por Animais: um encontro da saúde com a educação na prática de leitura para cães coterapeutas”, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A pesquisa foi realizada com quatro alunos de 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola em Capão do Leão, no período de junho a julho de 2019. Essas crianças foram escolhidas mediante sorteio para realizar leituras para cães coterapeutas do Projeto Pet Terapia da Faculdade de Veterinária, também da UFPel, coordenado pela Profª Drª Márcia de Oliveira Nobre, dentro da proposta da Educação Assistida por Animais (EAA).

Trata-se de uma pesquisa que descreve sobre as interações das crianças com os animais, com foco em suas reações e comportamentos durante as atividades de leitura.

De acordo com a pesquisadora, essa atividade beneficia as interações sociais, oportuniza as aproximações, desenvolve as relações de afeto, estimula o exercício da empatia e, principalmente, favorece a qualidade da aprendizagem, dada a uma experiência que também diverte e leva consequentemente ao prazer em ler, que muitas vezes em sala de aula não é algo visto como prazeroso.

Ainda, Magda cita que dentro das análises, considera-se os cães coterapeutas e o ambiente proporcionado pela educação assistida por animais, como oxigenadores sociais, devido à atmosfera lúdica, alegre e de aprendizagem que oferecem.

A pesquisa, orientada pela Profª. Drª. Valéria Cristina Christello Coimbra, e co-orientada pela Profª. Drª Helenara Plaszewski foi destaque pela banca examinadora devido à importância social, pois uma escola que implemente esta prática de leitura em seu currículo, não só estará promovendo a educação da criança, mas também estará cuidando e preservando sua saúde mental, o que automaticamente resulta em desenvolvimento integral/holístico como ser humano.

A banca examinadora a qual foi submetido o trabalho foi constituída pelas professoras e pesquisadoras da UFPel: Profª. Drª. Marcia de Oliveira Nobre, Profª. Drª. Michele de Oliveira Mandagará, Profª. Drª. Maria Teresa Duarte Nogueira e Profª. Drª. Ariane da Cruz Guedes.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome