Aulas de 3º a 5º anos retornam de forma híbrida em Pelotas

Retorno contará com o cumprimento de protocolos. (Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura de Pelotas)

Escolas já estão preparadas com equipamentos necessários e capacitações. Retorno seguirá um cronograma estabelecido pela Prefeitura em conjunto com a Secretaria de Educação e Desporto e equipes diretivas

A partir de quarta-feira (1º/9), estudantes de 3º a 5º anos retornam às aulas das escolas da rede municipal de ensino de Pelotas de forma híbrida (presencial e remota). Esse processo segue cronograma elaborado pela Prefeitura em conjunto com a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e equipes diretivas. No dia 8 de setembro, será a vez dos alunos de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental e dos estudantes do Ensino Médio.

As aulas da Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental já retornaram na quarta-feira (25). A titular da Smed, Adriane Silveira, afirma que a experiência de ensino híbrido, em Pelotas, está sendo positiva. “É emocionante ver os espaços de aprendizagem das escolas retomando a vida. Nesses dias, encontramos crianças felizes, professores e servidores empenhados em retornar à presencialidade de forma segura”, destaca Adriane.

É importante ressaltar que as instituições de ensino estão preparadas para esse recomeço. Foi realizada a capacitação dos trabalhadores, adquiridos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o uso dos profissionais, e comprados materiais pedagógicos, via licitação, a fim de evitar o compartilhamento entre alunos em sala de aula. Além disso, máscaras laváveis serão distribuídas e a merenda escolar garantida. Tudo isso com higiene, prezando pela segurança de todos os envolvidos no processo educativo.

Orientações aos pais e alunos

O uso de máscara durante todo o tempo de permanência nas escolas municipais é indicado para crianças a partir dos 5 anos de idade e obrigatório a partir dos 10 anos. Os estudantes devem chegar à escola com a máscara limpa e levar, pelo menos, mais uma para troca. É essencial manter o distanciamento e higienizar constantemente as mãos, assim como as superfícies dos locais e objetos passarão por limpeza.

Aos pais, é solicitado que não enviem os filhos caso algum membro da família apresente sintomas gripais. A escola deve ser comunicada, imediatamente, se o aluno for considerado um caso suspeito ou testar positivo para a Covid-19.

Enviar comentário

Envie um comentário!
Digite o seu nome