Pelotas lança desafio interno para cortas gastos em repartições

Lançamento ocorreu na última quarta-feira (26) (Foto: Vitória Leitzke/JTR)

Com o objetivo de cortar gastos e engajar ações sustentáveis no Executivo, na última quarta-feira (26), a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), junto aos secretários da Fazenda (SMF), Jairo Dutra, e de Administração e Recursos Humanos (Sarh), Eduardo Schaefer, lançaram a campanha É da Minha Conta, visando estimular o engajamento dos servidores na ampliação da economia de recursos e custos fixos do município. Na ocasião, estiveram presentes servidores e chefes de departamentos.

Responsável pela pasta da Fazenda e pela avaliação dos participantes, Dutra abordou a necessidade da economia no dia a dia, para aliviar os cofres públicos. “As despesas, em Pelotas, são a nível crescente e eu espero que todos os servidores aderissem o programa para fazer uma redução significativa destas pequenas despesas, mas que acumuladas se tornam grande”, destaca.

À frente da Sarh há dois meses, Schaefer frisa a criatividade que a equipe do Executivo tem. “Nestes 60 dias na secretaria, vejo que muitos têm boas ideias, e isso me chamou muito a atenção. Estamos criando grupos com metas na questão de energia, de consumo, redução de telefonia. Eu enxergo o serviço público como minha casa e esse programa quer trazer isso um pouco para vocês, que todos enxerguem a sua repartição como sua casa”, disse o secretário para os servidores presentes.

“Na secretaria de administração, são utilizadas em torno de 750 mil folhas por ano, um média de 65 mil folhas/mês. Precisamos diminuir isso, utilizar o meio digital sempre que possível”, finaliza.

Paula abordou a questão histórica da economia pelotense, que ao longo de seus mais de 200 anos, sofreu altos e baixos, o que criou vícios administrativos de difícil solução, segundo ela. A prefeita falou também sobre precatórios, a dívida com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e folha de pagamento. “Não considero que nosso plano de carreira seja justo com os professores, ele é muito injusto, ele privilegia algumas pessoas, mas ele é muito injusto com a maioria, estamos tentando resolver isso, mas precisamos de mais negociação e política”, afirma.

Ela também externou sua preocupação quanto a previdência. “Nós temos um déficit previdenciário de R$ 4.200.000 por mês. De 2013 para 2019, cresceu de R$ 400 mil para R$ 4.200.000 por mês, se não mudarmos esta realidade, não teremos dinheiro para pagar nem os aposentados e nem os servidores. Estamos esperando a reforma da previdência nacional para ver o que fazer”, garante.

Entenda como funcionará o É da Minha Conta

As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (1º), no site. Segundo nota publicada pela assessoria de imprensa, pelo regulamento haverá premiação pelos resultados obtidos, seja individual ou coletivamente. Uma das formas é a inscrição de unidades de trabalho, entre elas as pertencentes a escolas, postos de saúde, centros e prédios públicos municipais, que poderão aderir ao projeto. Se cumprirem as finalidades estipuladas, brindes, gratificações e presentes serão concedidos. Em outubro, recompensas chegarão aos departamentos que baterem a meta, e os prédios recordistas em economia vão receber prêmios de R$ 5 mil (1º lugar), R$ 3 mil (2º lugar) e R$ 2 mil (3º lugar) para serem convertidos em benefícios ao local de trabalho.

Ainda segundo a nota, a segunda forma de participação é individual: apresentar uma ideia inovadora em economia. O autor da melhor solução ganhará uma viagem de um fim de semana para Gramado, com acompanhante, transporte e hospedagem, além de um vale-compras de R$ 300 em loja de departamento. Ao segundo lugar, a Prefeitura concederá um fim de semana em Gramado com hotel, acompanhante e um cupom de R$ 200,00, também destinado a esse tipo de estabelecimento. Já o terceiro colocado será agraciado com um tíquete de R$ 500,00 a ser usado para aquisições em comércio de grande porte.

Os objetivos consistem na redução de 10% dos custos com energia elétrica, água e telefone; e de 20% do material de consumo e expediente – como papel, materiais de escritório e limpeza, além de copos plásticos. A fim de conferir o resultado, está prevista a comparação do consumo dos meses de junho e julho com agosto e setembro. Todos os participantes de cada categoria serão contemplados com um certificado ou uma placa de reconhecimento, por classificação.

Foto: Vitória Leitzke/JTR

Legenda: Lançamento ocorreu na última quarta-feira (26)

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